Competi promove ações de enfrentamento ao trabalho infantil nas escolas

4 de março de 2022

A Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Adolescente Irregular (Competi) promove nos próximos dias 07, 22 e 31/03, encontros para a discussão com os profissionais da educação sobre o a prevenção, notificação e enfrentamento ao trabalho infantil nos territórios. A ação foi articulada pelos Cras (Centros de Referência de Assistência e Desenvolvimento Social) e Equipes Volantes do Novo Horizonte e Vila Sônia.

Serão realizadas dinâmicas, rodas de conversa e atividades direcionadas, com abordagem aos direitos da criança e do adolescente, às causas e consequências do trabalho precoce e as formas de enfrentamento ao trabalho infantil existentes no município, de forma a motivar a escuta ativa, a identificação de casos e inserção na rede de proteção do sistema de garantia de direitos.

Ao todo serão realizados cinco encontros em cada uma das escolas selecionadas. Para iniciar, no dia 07/03, o encontro acontecerá das 14h às 16h, na Escola Estadual Hélio Penteado de Castro; dia 22, na Escola Estadual Felipe Cardoso e no dia 31, às 8h30 e também às 13h30, na Escola Municipal Professora Elizabeth Consolmagno da Cruz.

Essa ação tem a proposta de alcançar as famílias desses territórios, por meio das escolas. Elas tem papel fundamental como impulsionadores de aprendizagem de direitos humanos e valores trabalhados dentro da sala de aula”, explica Rosimeire Bueno Jorge, assistente social e técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no município.

Além dessa ação, a comissão tem atuado para reafirmar o fluxo de atendimento; também articular com a Diretoria Regional de Assistência Social (Drads) para mobilização junto aos municípios que compõem a região metropolitana de Piracicaba; realizar ações e campanhas mobilizadoras contra o Trabalho Infantil, em parceria com toda a rede de serviços, sistema de garantia de direitos, Sesc, entre outros; atualizar o diagnóstico do trabalho infantil no município de Piracicaba, realizado em 2010/2020 e ainda, promover capacitação sobre o trabalho infantil, com os profissionais da rede socioassistencial.

É importante dizer que a Competi está atenta aos agravos sociais, consequência da pandemia, promovendo discussões e criando estratégias para potencializar esse enfrentamento no âmbito municipal. A ideia é, ainda esse ano, expandir a ação para outros territórios, em articulação com as políticas setoriais”, ressalta.

A Competi é uma comissão intersetorial de controle social, articulada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que tem entre as suas atribuições o acompanhamento, controle e avaliação de políticas públicas, com ênfase às diretrizes de prevenção, atenção integral e promoção de atividades de recomposição aos agravos físicos e mentais advindos das relações de trabalho.

Podem participar das reuniões mensais da Competi, todos os atores da rede intersetorial e do sistema de garantia de direitos que atuam na prevenção e erradicação do trabalho infantil. Informações pelo (19) 3434-0461.