Comsea realiza 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

15 de junho de 2015

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza neste sábado (20/06), a partir das 8h, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento terá como tema “Comida de verdade, no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

O objetivo da Conferência é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo o direito humano à alimentação adequada e saudável. Durante o evento, o tema será pautado em três eixos de discussão: Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Eixo 2 – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

De acordo com o presidente do Comsea, Pedro Eugênio Adamo, a expectativa é que, a partir desta conferência, seja possível ampliar discussões e levantar propostas para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Os interessados podem fazer as suas inscrições através do comsea@piracicaba.sp.gov.br ou 3434-0461 / 3434-7137 e até mesmo durante o credenciamento da Conferência.

A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada das 8h às 16h, no Armazém da Cultura “Maria Dirce de Camargo”, localizada na Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.602 – Paulista (dentro do complexo da Estação da Paulista).

A saída do Brasil do Mapa Mundial da Fome, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), é uma conquista histórica, consequência direta dos esforços do governo e da sociedade civil para a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada. Tais esforços foram materializados por meio de um conjunto de políticas públicas geridas de maneira participativa, a maior parte delas inserida no 1º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, elaborado a partir das proposições da 4ª CNSAN, ocorrida em 2011.

O país tornou-se uma referência internacional no enfrentamento da fome e de outras formas de insegurança alimentar e nutricional. Entretanto, apesar dos avanços no combate à fome, a insegurança alimentar e nutricional, em todas as suas formas, persiste no Brasil, especialmente entre grupos populacionais específicos, tais como os povos indígenas e os povos e comunidades tradicionais, especialmente as comunidades quilombolas. Além disso, diversos indicadores nutricionais apontam para os impactos negativos de um sistema alimentar que precisa ser reformado. É o caso do aumento dos índices de obesidade e sobrepeso, que requer profunda reflexão sobre o tipo de alimentação que está disponível às famílias brasileiras.

As políticas públicas de segurança alimentar e nutricional viabilizam instrumentos para garantir o direito humano à alimentação adequada, previsto na constituição federal. Nesse contexto, as instituições, organizações e grupos da sociedade são convocados para este movimento e garantir estas conquistas. Participe!

Comsea O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) é composto por representantes do poder Público e da Sociedade Civil. Responsável por estabelecer diálogo permanente entre o Governo Municipal e as Organizações Sociais nele representadas, o Conselho tem o objetivo de assessorar a Prefeitura do Município de Piracicaba na formulação de políticas e na definição de diretrizes e prioridades que visem a garantia do Direito Humano à Alimentação. O Conselho é instituído em Piracicaba, pela Lei n.º 7066 de 06 de Julho de 2011.

Programação: 08h00 – Credenciamento 09h00 – Abertura 10h00 – Palestra “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, ministrada pela Dra. Maria Rita Marques de Oliveira 11h00 – Lanche 11h30 – Discussão dos eixos 14h30 – Café 15h00 – Plenária de fechamento e votação 16h00 – Encerramento

Tags: Comsea