Conselheiros do CMI são eleitos para mesa diretora e comissões

17 de janeiro de 2022

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) reuniu, na última semana, conselheiros titulares, suplentes e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, no pleito da mesa diretora e comissões. Clóvis Misawa foi escolhido presidente; o cargo de vice-presidente foi para Wesley Batista de Campos; Elisângela Corte Real ficou como 1ª secretária e Joseane Tedesco Furlani como 2ª secretária. Na ocasião foram formadas as comissões de Justiça e Legislação; Finanças e Políticas Públicas.

Os integrantes da mesa diretora terão atribuições como assessorar o poder Executivo municipal, desenvolver estudos, debates e pesquisas relativas a questões dos idosos, sugerir projetos de lei, entre outras atividades relacionadas a ampliar, assegurar e defender seus direitos e interesses.

Na comissão de Justiça e Legislação foram nomeados os conselheiros Andréia Golinelli, José Osmir Bertazzoni, Clóvis Misawa e Mônica Graner Menegatti; neste caso, eles terão a responsabilidade de analisar os processos das organizações da sociedade civil, verificar estatuto e documentos legais de formalização, entre outras funções.

Para a comissão de Finanças e Orçamentos, responsável por verificar documentos para o registro ou renovação de entidades, analisar o orçamento anual do conselho, bem como o municipal, foram nomeados Antonio Sérgio Rosa de Oliveira, Luiz Roberto Moraes Sampaio, Moacir de Jesus Valentinuci e Janine Diorio.

A comissão de Políticas Públicas ficou composta por Samaris Alderli Alves, Joseane Furlani, Wesley de Campos, Regina Costa, Eduardo Kobayashi e Elisângela Corte Real. Entre as atribuições, os nomeados terão de opinar sobre todos os assuntos que não competem às demais comissões e analisar documentos para o registro ou renovação de entidades junto ao CMI.

Na oportunidade a secretária Euclídia Fioravante falou sobre o trabalho do Conselho Municipal do Idoso e a importância do Fundo Municipal do Idoso para a realização de ações descentralizadas que beneficiem o público da terceira idade nos bairros. “O conselho é uma ferramenta importante para o fortalecimento da política de atendimento ao público da melhor idade”, comentou.

O Conselho Municipal do Idoso, composto paritariamente por 16 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, tem a função de apoiar as reivindicações dos idosos, articulando ações das diversas secretarias municipais e segmentos da sociedade como um todo.