Conselho da Criança e do Adolescente elege membros da sociedade civil

2 de fevereiro de 2024
Conselheiros do CMDCA, representantes da sociedade civil eleitos para atuação no biênio 2024-2026

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) elegeu na manhã de hoje, sexta-feira, dia 02/02, as organizações sociais e seus indicados como representantes da sociedade civil, além da representação da Universidade Anhembi Morumbi, Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados (OAB) e Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região (Sincop) que atuarão no biênio 2024-2026.

Cada entidade fez uma breve apresentação sobre sua atuação na garantia, defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente. Os candidatos falaram sobre suas experiências e atuação em serviços da assistência social, organizações e até mesmo no CMDCA.

Paula Cordeiro, atual presidente do CMDCA, destacou a alteração na lei que regula a eleição das entidades para atuação no conselho, enfatizando a importância da participação em reuniões, comissões e ações promovidas pelo conselho. “Cada conselheiro, independente de ser titular ou suplente, tem a responsabilidade de participar efetivamente. O CMDCA tem bastante trabalho pela frente e para isso, precisamos caminhar juntos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município”, ressaltou.

As organizações e seus respectivos representantes eleitos foram: Pastoral do Serviço da Caridade (Pasca), sendo titular, Claudia Meneghetti Hoffmann e Camila Bonfim suplente; Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), Amanda Luiza Coral dos Santos e Letícia Chrispi; Colégio Salesiano Dom Bosco São Mario, com Elma Emanuele Silva Verdicchio e Mariana Amstalden Ortolani; Fundação Jaime Pereira (Funjape), Taís Leite Marino e Aline Ap. Cácchia e Casa do Bom Menino, com Ana Paula Fernandes Boni e Robson da Silva; da Universidade Anhembi Morumbi, Angélica Soares de Amaral Ribeiro e Luís Pedro Bet Junior; da OAB, João Mazzi Bruno e Lavínia Cecília Gonçalves e do Sincop, Pedro Luiz da Cruz e Admir Aguiar Godoy, titulares e suplentes respectivamente.

O CMDCA, composto por representantes da sociedade civil e do poder público, é um importante fórum democrático de discussão, deliberação e formulação da política social de proteção integral da criança e do adolescente, a partir da corresponsabilidade do poder público e da sociedade civil, em face da efetivação dos direitos sociais do cidadão, bem como o atendimento dos mesmos no município, por meio de políticas básicas de educação, saúde, recreação, esporte, cultura, lazer, profissionalização e outros, assegurando-se em todas elas o tratamento com dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária.