Conselho da Criança e do Adolescente elege mesa diretora para gestão 2024-2025

15 de fevereiro de 2024

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) elegeu, em reunião ordinária, a composição da mesa diretora para a gestão de 2024 a 2025. Angélica Soares de Amaral Ribeiro foi eleita presidente e Beatriz Bresighello Beig vice; Amanda Coral dos Santos ficou como 1ª secretária e Dayane Araújo de Arruda, como 2ª secretária.

Os integrantes da mesa diretora terão atribuições como elaborar e definir pautas, convocar as reuniões, representar o Conselho e ajudar na elaboração do edital, além de exercerem suas funções trabalhando voluntariamente pela execução das políticas públicas de atendimento e garantia de direitos da criança e do adolescente.

Para Angélica Ribeiro, estar à frente do CMDCA será um desafio. “Essa nova gestão terá que repensar os parâmetros de funcionamento e ações que norteiam as práticas do Conselho, pautando sempre na garantia de direitos de crianças e adolescentes e acompanhar os projetos de lei em tramitação para assim, contribuir com os diagnósticos da infância junto da Smads. Mas, nossa prioridade, será capacitar os membros do CMDCA, revisar os regulamentos internos e padronizar os modelos de relatórios”, diz.

O CMDCA, formado paritariamente por membros representantes do poder público e sociedade civil, é responsável por formular, avaliar, deliberar e controlar as políticas públicas destinadas ao atendimento à criança e ao adolescente. Ele deve realizar o registro das entidades que promovem ações sociais em programas ou projetos que estejam de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As reuniões são abertas e acontecem sempre na segunda sexta-feira de cada mês, às 8h30, on-line ou presencial na Casa dos Conselhos, localizada na rua Joaquim André, 895, Centro.