Conselho da Pessoa com Deficiência elege representantes da sociedade civil

29 de janeiro de 2024
Parte dos conselheiros eleitos, da esquerda para a direita, Márcio Domingues, Vicente Souza Duarte (Zóinho), Bruna Caroline Ananias, Letícia Magalhães , Ademir Barbosa, Wander Santos e Katia Mari

O Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef) elegeu neste mês, representantes da sociedade civil para a gestão de 2024 – 2026.

Foram eleitos enquanto conselheiros titulares: Ademir Barbosa, Bruna Caroline Ananias, César do Nascimento Santos, Katia Maria Paschoalini, Letícia Peres Françoso, Letícia Magalhães, Márcio Domingues, Regina Pagotto Fabretti, Vicente Souza Duarte e Wander Viana dos Santos. Como suplentes, foram declarados: André Luiz Palatin de Souza, Rinaldo Massaruto, Wellington Inácio, Rebeca Paschoal Padulla e Claudio Aleoni Arruda.

Os novos membros são pessoas com deficiência e/ou possuem representatividade, em nível municipal, junto às pessoas com deficiência; atuam em defesa dos direitos das pessoas com deficiência; representam movimento, entidade, organização popular ou Organizações da Sociedade Civil ligadas às pessoas com deficiência.

O Comdef é um conselho paritário, composto por representantes da sociedade civil e do poder público.

Dentre as suas funções, os conselheiros são responsáveis por zelar, propor e acompanhar a efetiva implantação da política municipal para integração da pessoa com deficiência e pelo sistema descentralizado e participativo da defesa de direitos; apreciar, avaliar, emitir opinião e sugerir alterações, às propostas de programas, projetos e serviços destinados às pessoas com deficiência; acompanhar o planejamento e avaliar a execução das políticas setoriais; propor e incentivar a realização de campanha, visando a prevenção de deficiência e promoção de direitos e convocar a cada dois anos, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.