Conselho Municipal do Idoso elege sociedade civil para biênio 2022/2024

28 de dezembro de 2021

O Conselho Municipal do Idoso elegeu na última semana, oito novos membros da sociedade civil para o biênio 2022/2024. O pleito foi realizado na Estação Idoso com a presença de delegados e candidatos indicados por entidades do município e membros da Comissão Eleitoral.

Participaram das indicações, o Conselho Coordenador de Entidades Civis de Piracicaba, Conselho Municipal de Saúde, Nosso Lar Casa de Repouso de Idosos, Abraz – Associação Brasileira de Alzheimer, Caphiv – Centro de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS e Hepatites Virais, Fanatel – Instituto de Ensino, Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba, Clube Cultural Nipo Brasileiro de Piracicaba, Centro de Assistência Social – Afascom, Asapp – Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas de Piracicaba e Estação Idoso.

A Comissão Eleitoral foi composta por Janete Celi Soares, Monica Graner Menegatti, Joseane Aparecida T. Furlani e Luzia Camacho Hassegawa.

Foram eleitos 16 representantes da sociedade civil, sendo oito titulares e seus respectivos suplentes: Regina Aparecida Costa e Joaquim Inocêncio, do Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba; Luiz Roberto Moraes Sampaio e Cássia Ap. Barbosa Moraes Sampaio, do Nosso Lar; Eduardo Kobayashi e Saskya Gomes Soares, da Abraz; Moacir de Jesus Valentinuci e Claudinei Lages Ribeiro, do Fanatel; Elisangela Comachini Corte Real e Angélica Soares de Amaral Ribeiro, da Unimep; Clóvis Misawa e Masato Saito, do Nipo; José Osmir Bertazzoni e José Valdir Martins da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Piracicaba e Marta Terezinha Silvestre e Nanci Pereira Gama dos Santos, usuárias da Estação Idoso.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante participou do pleito e explicou sobre a importância do Conselho Municipal do Idoso em fortalecer a política de atendimento a esse público, promovendo o envelhecimento ativo e evitando o isolamento e a segregação. “A Smads estará sempre à disposição para auxiliar naquilo que for preciso”, concluiu.

A reunião de posse dos conselheiros está prevista para dia 20 de janeiro, às 17h, no anfiteatro do Centro Cívico.

O Conselho Municipal do Idoso – Dentre as suas funções, os conselheiros deverão apoiar as reivindicações dos idosos, articulando ações das diversas secretarias municipais e segmentos da sociedade como um todo.

O CMI é paritário formado por conselheiros indicados pelas secretarias municipais que representam o poder público e representantes da sociedade civil, indicados por associações de aposentados, entidades sociais de acolhimento ao idoso, entidades sociais que atuam indiretamente e associações da Terceira Idade. Ao todo, o Conselho é composto por 16 titulares e seus respectivos suplentes.

Serviço – Casa dos Conselhos. Rua Joaquim André, 895, Centro. Mais informações (19) 3434-0461 / 3434-7137 ou cmi@piracicaba.sp.gov.br