Cram promove ações alusivas à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

24 de novembro de 2022

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promove, nos meses de novembro e dezembro, ações alusivas aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha realizada mundialmente, todos os anos, para celebrar a data de 25 de Novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. O planejamento integra a programação municipal coordenada pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, Conselho Municipal da Mulher e do Cram e terá início no dia 29/11, e terminará em 14/12.

As ações promovidas pelo serviço tem proposta educativa e preventiva, de levar aos territórios, informações importantes sobre o ciclo de violência contra a mulher, como identificar essas situações, suas fases, a quebra do ciclo e os mecanismos de combate por meio da rede de apoio, direitos legais, superação e protagonismo da mulher.

No dia 29, às 14h30, haverá palestra no Cram sobre o trabalho desenvolvido pela equipe da Patrulha Maria da Penha e aula de Defesa Pessoal.

A segunda ação ocorrerá nos dias 1º e 05/12, com palestra sobre a violência doméstica para os estudantes do Ensino Médio e líderes de turmas, da Escola Estadual Sud Mennucci, com a participação dos serviços do Sistema de Garantia de Direitos, como o Conselho Tutelar, Patrulha Maria da Penha e Conselho da Mulher.

A oficina das Penhas também integra as ações, nos dias 07 e 14/12, às 14h30, no Cram. Haverá apresentação da história de vida de Maria da Penha, mulher que incentivou a criação da Lei, e confecção de bonecas de pano que simbolizam a Lei Maria da Penha. “Nesta ação, especificamente, nosso objetivo é propiciar reflexão sobre as violências descritas na Lei Maria da Penha, por meio da confecção de bonecas inspiradas em histórias reais, aproveitando o espaço de socialização e trocas de experiências entre as atendidas”, destaca a coordenadora do Cram, Fabiana Menegon.

Após a confecção das bonecas, cada grupo irá escolher um nome para a “sua Penha” e apresentará aos demais, contando sua história. As bonecas ficarão expostas no serviço e também serão utilizadas em grupos socioeducativos e ações descentralizadas.

Para finalizar a programação, no dia 14/12, às 17h, o Cram realizará palestra para mulheres e adolescentes atendidas pela Equipe de Proteção Social Especial de Média Complexidade (Epsemc). O tema será Violência e Relacionamentos Abusivos.

O Cram é um serviço da Smads, executado em parceria com o Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), que tem o objetivo de proporcionar o enfrentamento da violência contra a mulher pautada nas relações de gênero, visando a ruptura do ciclo de violência, a construção da cidadania e a garantia de direitos por meio de acompanhamento psicossocial. Toda pessoa que se identifica com o gênero feminino é público-alvo do serviço. O Cram está localizado na rua Coronel João Mendes Pereira de Almeida, 230, Nova América. O telefone para contato é (19) 3374-7499.