Cras capacita profissionais para o atendimento

15 de julho de 2014

Com o objetivo de capacitar os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) por meio do Depto. Proteção Básica, promoveu na última sexta-feira (11), uma capacitação para subsidiar as estratégias de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Participaram da reunião, assistentes sociais, psicólogos e agentes de ação social.

Os profissionais que atuam diretamente com os usuários dos serviços assistenciais e beneficiários dos Programas de Transferência de Renda (Ação Jovem , Bolsa Família, BPC, Renda Cidadã) receberam orientações e estrategias para desenvolver o trabalho em grupo. Além disso, participaram de dinâmicas para a reflexão de questões profissionais e pessoais.

A capacitação dirigida por Carmelina de Toledo Piza, mestre em educação, falou sobre respeito mútuo e a valorização das habilidades de cada indivíduo. Na oportunidade, também foi falado sobre a boa narrativa de um tema, que pode promover o resgate de boas lembranças e uma nova compreensão da natureza humana. “Tudo depende de como enxergamos as coisas. Você está colocando um tijolo em cima do outro ou está construindo uma catedral?”, pergunta a contadora de histórias.

Para Fernanda Martins, coordenadora do Cras Piracicamirim, a capacitação contribuiu grandemente para resgatar o que é subjetivo. “Precisamos disso para desenvolver um bom trabalho em grupo”, comenta.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a equipe técnica deve ser capacitada periodicamente. “A capacitação gera bons resultados principalmente por meio do trabalho aplicado aos beneficiários dos programas e no atendimento geral”, ressalta.

Os Cras trabalham como unidades públicas da política de assistência social em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. Atualmente, 3.700 pessoas por mês, recebem atendimentos gerais.

Tags: Cras