CREAS Piracicaba terá sede própria para atendimento de casos de violação de direitos

29 de abril de 2016

Está em construção a nova unidade de atendimento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). As obras com investimento de R$ 429.967,66, sendo R$ 327 mil de repasse estadual e R$ 102,9 mil de contrapartida municipal, tiveram início em outubro de 2015 e previsão de entrega para daqui a dois meses. Trata-se de convênio junto ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), tendo como agente intermediário e fiscalizador a Caixa Econômica Federal.

O objetivo para mais este projeto é possibilitar maior acesso e qualidade no acompanhamento dos casos territorializados nessa região. Atualmente, os Creas atendem cerca de 800 pessoas/mês entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, vítimas de ameaça ou violação de direitos. As unidades existentes atuam nos bairros Centro e Jardim Europa em imóveis alugados.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a construção de uma nova unidade representa o cuidado da atual administração com as questões socioassistenciais do município de Piracicaba. “A execução dessa obra gerará economia, uma vez que não será necessário alugar um dos imóveis para o atendimento”, explica.

As obras executadas pela empresa Contisa Construções e Comércio Ltda. contemplam recepção, administração/coordenadoria, sala para o atendimento individual, sala multiuso, espaço externo coberto, salas para atendimento familiar, copa e sanitários com acessibilidade.

A nova unidade está localizada à rua Terezinha Beatrice Venturini Dutra, no loteamento jardim São Vicente II (entre os bairros Vila Industrial e Santa Teresinha).

Creas – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é a unidade pública estatal que oferta serviços da proteção especial, especializados e continuados, gratuitamente a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc). A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco, a família e a situação vivenciada.

Para exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgão de defesa de direitos e das demais políticas públicas.

Tags: creas