Curso de Recursos Humanos para pessoas com deficiência está com inscrições abertas

17 de junho de 2022

Autor: Flávia Silva Perez

Letícia Françoso está no mercado de trabalho como gerente de negócios e serviço e considera importante a oferta de qualificação à pessoa com deficiência

Estão abertas as inscrições até o dia 04/07, para o curso remoto e gratuito de Assistente de Recursos Humanos, exclusivo para pessoas com deficiência de Piracicaba e região. A ação é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Centro Paula Souza e apoio do Centro de Tecnologia e Inovação e Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Vagas limitadas.

O curso terá início dia 28/07, com carga horária total de 60 horas, sendo realizado de segunda a sexta-feira, durante 12 dias e contará com interpretação de libras, material adaptado e linguagem simples.

As aulas serão ministradas em três períodos. De manhã, a acessibilidade será por meio de audiodescrição dos conteúdos, para pessoas com deficiência visual. À tarde, para pessoas com deficiência intelectual é necessário o auxílio de algum familiar e à noite, haverá duas turmas: uma para pessoas com deficiência auditiva, com o recurso de intérprete de libras e outra, para deficientes físicos.

Letícia Françoso, pessoa com deficiência física, atua como gerente de negócios e serviços e considera importante a oferta de qualificação profissional. “As maiores justificativas para a falta de contratação de pessoas com deficiência nas empresas estão relacionadas à falta de mão de obra especializada, por isso é importante a oferta de cursos profissionalizantes como este, já que vêm de encontro àquilo que o mercado de trabalho exige para a admissão às vagas”, comenta.

“Mais que conhecimento e desenvolvimento de habilidades, cursos como este incentivam a autonomia das pessoas com deficiência e são facilitadores para inserção no mercado de trabalho”, ressalta a coordenadora do Comdef, Elisangela Oliveira.

As pessoas com deficiência com mais de 18 anos, podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/1ZJuuowmWXGcXfiJ9.

NÚMEROS – De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, há a estimativa de 28 mil pessoas com deficiência em Piracicaba. Os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que, em 2019, 363 pessoas com deficiência foram admitidas no mercado de trabalho, no município.

Tags: PcDRH