Encontro Selo Paulista de Longevidade reúne mais de 120 pessoas

20 de outubro de 2023
Euclidia Fioravante, secretária da Smads apresenta dados da Vigilância Socioassistencial

O Encontro Paulista de Longevidade reuniu mais de 120 pessoas entre técnicos da Assistência Social, gestores municipais e autoridades de Piracicaba e região. O evento realizado pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), aconteceu ontem, quinta-feira, dia 19/10, na Câmara Municipal.

Escarlino Vital tocando cavaquinho na entrada dos participantes do Encontro do Selo Paulista de Longevidade

Na entrada, Escarlino Vital, de 85 anos, usuário do Centro Dia, apresentou solo de cavaquinho enquanto os participantes chegavam para o encontro. A abertura do evento contou com apresentação musical realizada pelo grupo de idosos, frequentadores do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), unidade Algodoal.

Apresentação com o grupo de idosos do CCInter Algodoal, no Encontro do Selo Paulista de Longevidade

Na sequência, o município de Charqueada, representado pela psicóloga Maria Adelaide dos Santos; Limeira, representado pela presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damasceno e Piracicaba, apresentaram suas experiências envolvendo os serviços para a população idosa.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads, apresentou o trabalho da Vigilância Socioassistencial que analisou os dados do cadastro único e dos atendimentos realizados às pessoas idosas de 2020 a 2023. “A análise dos dados de crescimento e empobrecimento da população idosa no município de Piracicaba tem embasado nossa convicção da necessidade do fortalecimento dos serviços socioassistenciais de proteção social básica, promovendo ações que favoreçam o envelhecimento ativo e saudável. No início desse ano, inauguramos oito unidades de centro de convivência intergeracional, oferecendo atividades de convivência e fortalecimento de vínculos descentralizadas para mais 629 pessoas idosas. Somando-se aos outros serviços como a Estação Idoso, o projeto Com Vivência, o Centro Dia do Idoso, Proteção Básica no domicílio; Proteção Especial, também no domicílio, além de acolhimentos institucionais, alcançamos o total de mais de 3.000 pessoas idosas sendo atendidas pela rede socioassistencial. Por isso, Piracicaba é uma das 298 cidades contempladas com o Selo Inicial”, disse.

Jeverson Zanutto e Daniele Ribeiro orientam sobre aquisição do Selo Paulista de Longevidade

Após as apresentações, a psicóloga Daniele Ribeiro, coordenadora do Programa São Paulo Amigo do Idoso, ressaltou a importância do Selo Paulista de Longevidade que potencializa o trabalho que os municípios fazem pela população idosa. “O selo está conectado ao ciclo das políticas públicas, formulação de políticas, implementação e avaliação do trabalho”, explicou.

Jeverson Zanutto, técnico do Programa São Paulo Amigo do Idoso, abordou o crescimento da população idosa e a necessidade da atuação em rede para pensar em estratégias e ferramentas que possam ser utilizadas no trabalho voltado à população idosa.

Adriano Camargo, diretor da Drads Piracicaba abre oficialmente o evento

Entre os participantes do evento, estavam o deputado estadual Hélio Zanatta, o prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto, a diretora da Drads de Campinas, Alexandra Benetti e o diretor da Drads Piracicaba, Adriano Camargo.

Para Adriano Camargo, diretor da Drads Piracicaba, o encontro não teria sido o que foi sem a participação e apoio inestimável de cada município que enviou seus participantes. “Cada palestrante trouxe uma riqueza de conhecimento e perspectiva, inspirando todos nós com suas palavras e experiências”, ressaltou.

Materiais confeccionados por idosos do projeto com Vivência em exposição, durante Encontro do Selo Paulista de Longevidade

O evento contou com exposição de trabalhos e fotos da Estação Idoso, CCInter e Centro Dia do Idoso. A apresentação do coral Tremendas Vozes, da Colibri – Associação Brasil Parkinson Núcleo Piracicaba encerrou o encontro.

Coral Tremendas Vozes, da Colibri