Estação do Idoso promove amanhã o dia do Moitará

16 de abril de 2019

A Estação do Idoso José Nassif promoverá amanhã, o dia do Moitará, a partir das 14h30. A ação, uma troca de objetos diversos com “dinheiro” específico, é inspirado em tribos do Alto do Xingu.

A coleta de objetos aconteceu entre os dias 08 e 14 de abril entre os idosos usuários da Estação, mas também das aulas de ginástica cerebral realizadas na sala do projeto Clarear, na sala da Selam e do Lar dos Velhinhos, que serão os participantes da atividade. Na oportunidade ele trocaram utensílios domésticos, enfeites, roupas, sapatos, bijuterias, brinquedos, livros, discos, Cds, aparelhos diversos, celulares, computadores, etc por “moitarecas”, dinheiro criado para facilitar a troca de objetos.

PROJETO MOITARÁ – Moitará, em Tupi Guarani, significa troca. A promoção de um dia do moitará é inspirada em atividade realizada com diversas tribos da região do Alto Xingu, que se reúnem um dia ao ano para trocarem artefatos produzidos por eles e assim apresentar ao outro um pouco da sua cultura através dos artefatos. Quem conta a história é Rita Fenalti, professora de Ginástica Cerebral, que tomou contato com o tema e a realização de atividades semelhantes “trocando umas ideias” com outra professora e resolveu apresentar a ideia para os seus colegas de equipe da Estação Idoso, que abraçaram a realização da atividade.

Rita conta, ainda falando dos índios, que “eles valorizam este sistema de trocas porque creem que a troca se dá com cada um dando o que tem e confiando que cada ser sempre recebe o que tem de receber e como eles mesmo confeccionam seus utensílios, acreditam também que cada índio ou cada tribo oferecem a outra tribo o dom que tem, e assim se multiplica o que se tem e cria-se então abundância universal”.

No dia do Moitará na Estação, a grande brincadeira tem o objetivo, conforme informativo do serviço, “de oferecer ao outro aquilo que não nos interessa mais, mas que está conservado, podendo ser útil a outra pessoa”.

ESTAÇÃO IDOSO – serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), é um espaço estruturado e preparado para atender a população da Terceira Idade. Localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista, o serviço visa beneficiar o público-alvo por meio da oferta de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. As atividades físicas são ministradas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076