Estação do Idoso promove o dia do Moitará

4 de abril de 2019

A Estação do Idoso José Nassif promoverá no dia 17 de abril, o dia do Moitará, a partir das 14h30. A ação, uma troca de objetos diversos com “dinheiro” específico, é inspirado em tribos do Alto do Xingu.

Para a realização do Dia, porém, a Estação já começa a arrecadação na próxima semana: de 8 a 12 de abril idosos usuários da Estação, mas também das aulas de ginástica cerebral realizadas na sala do projeto Clarear, na sala da Selam e do Lar dos Velhinhos, podem trocar utensílios domésticos, enfeites, roupas, sapatos, bijuterias, brinquedos, livros, discos, Cds, aparelhos diversos, celulares, computadores, etc por “moitarecas”, dinheiro criado para facilitar a troca de objetos. Os objetos, inclusive, devem estar funcionando e estar higienizados. Objetos que precisem de pilha para funcionar devem ser entregues com elas para teste. Após realizado, elas serão devolvidas.

PROJETO MOITARÁ – Moitará, em Tupi Guarani, significa troca. A promoção de um dia do moitará é inspirada em atividade realizada com diversas tribos da região do Alto Xingu, que se reúnem um dia ao ano para trocarem artefatos produzidos por eles e assim apresentar ao outro um pouco da sua cultura através dos artefatos. Quem conta a história é Rita Fenalti, professora de Ginástica Cerebral, que tomou contato com o tema e a realização de atividades semelhantes “trocando umas ideias” com outra professora e resolveu apresentar a ideia para os seus colegas de equipe da Estação Idoso, que abraçaram a realização da atividade.

Rita conta, ainda falando dos índios, que “eles valorizam este sistema de trocas porque creem que a troca se dá com cada um dando o que tem e confiando que cada ser sempre recebe o que tem de receber e como eles mesmo confeccionam seus utensílios, acreditam também que cada índio ou cada tribo oferecem a outra tribo o dom que tem, e assim se multiplica o que se tem e cria-se então abundância universal”.

No dia do Moitará na Estação, a grande brincadeira tem o objetivo, conforme informativo do serviço, “de oferecer ao outro aquilo que não nos interessa mais, mas que está conservado, podendo ser útil a outra pessoa”.

ESTAÇÃO IDOSO – serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), é um espaço estruturado e preparado para atender a população da Terceira Idade. Localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista, o serviço visa beneficiar o público-alvo por meio da oferta de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. As atividades físicas são ministradas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076