Estação e Centro Dia do Idoso participam de circuito no Sesc amanhã

25 de junho de 2019

Usuários da Estação Idoso e Centro Dia do Idoso participam amanhã do Circuito “Levantar e Andar – Prevenção de Quedas”, que acontece no Serviço Social do Comércio (Sesc), a partir das 14h.

Além dos usuários, a Estação Idoso terá um espaço no local para desenvolver atividades com a terapeuta ocupacional Marina Barros, além de um banner que demonstra as atividades realizadas na Estação, como é possível participar e para quem são destinadas.

A Estação Idoso José Nassif e o Centro Dia do Idoso são serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom). A Estação é um espaço estruturado e preparado para atender a população da Terceira Idade. Localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista, o serviço visa beneficiar o público-alvo por meio da oferta de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. As atividades físicas são ministradas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

O Centro Dia tem como objetivo promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, proporcionando acolhida, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele. Tem capacidade de atendimento de 30 pessoas e uma rotina com atividades físicas, oficinas de arte, de canto, de música, de desenho e de dança. Para frequentar o espaço, os usuários, que devem ter 60 anos ou mais, devem ser encaminhados pelos serviços da assistência.

Bacia Caipira – Além da participação do Circuito de Prevenção de Quedas, usuários da Estação também participam amanhã do segundo encontro do Encontro de 2019 do Bacia Caipira: valorizando o ambiente e cuidando da saúde. Desta vez, 27 idosos da Estação irão em um sítio de plantas medicinais em Santa Bárbara d’Oeste. Neste encontro, os participantes poderão fazer trilhas, conhecer como é o processo de produção de mudas e aprender mais sobre plantas medicinais.

O Bacia Caipira é, conforme informativo, “programa de educação ambiental , fruto da parceria entre o Instituto Florestal do Estado de São Paulo, os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras Municipais de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste e o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste”. O objetivo é promover vivências e diálogos integrando a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida.”

Centro de Comunicação Social Sabrina Rodrigues Bologna: 31076