Estação Idoso participa de 1º Encontro do Bacia Caipira amanhã

25 de março de 2019

Usuários da Estação Idoso participam amanhã (26), a partir das 8h, do 1º Encontro de 2019 do Bacia Caipira: valorizando o ambiente e cuidando da saúde. No encontro, que acontece na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) será realizada uma trilha educativa com foco na relação entre a floresta, a água e a saúde, em comemoração ao Dia da Água, celebrado na última sexta-feira (22)

Neste ano, além do Horto, serão realizadas visitas ao Viveiro Municipal de Mudas e a um sítio de plantas medicinais em Santa Bárbara d’Oeste, locais onde os participantes poderão fazer trilhas, conhecer como é o processo de produção de mudas e aprender mais sobre plantas medicinais. Conforme informativo do programa, “serão construídas relações entre a floresta, a água, a arborização urbana, as plantas medicinais e a nossa qualidade de vida.” Participam além dos idosos de Piracicaba, grupos de idosos de Santa Bárbara D’Oeste.

No material informativo do programa, ainda há outra novidade anunciada para esta edição, a inserção da metodologia educativa “ROSA: refletir, observar, sonhar e agir”, por meio da qual “os participantes serão incentivados ao longo do ano a, a partir das vivências e reflexões (R) realizadas durante os encontros, observar a realidade socioambiental das suas instituições e residências (O), elaborar propostas de intervenção socioambiental (Sonhar – S) e implementar essas propostas (Agir – A).”

O Bacia Caipira é, conforme informativo, “programa de educação ambiental , fruto da parceria entre o Instituto Florestal do Estado de São Paulo, os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras Municipais de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste e o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste”. O objetivo é promover vivências e diálogos integrando a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida.”

A Estação Idoso José Nassif, serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), é um espaço estruturado e preparado para atender a população da Terceira Idade. Localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista, o serviço visa beneficiar o público-alvo por meio da oferta de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. As atividades físicas são ministradas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

Centro de Comunicação Social Sabrina Rodrigues Bologna: 31076