Estação Idoso terá ginástica cerebral

20 de fevereiro de 2018

A Estação Idoso José Nassif começa a oferecer aos usuários do serviço amanhã (21), aulas de ginástica cerebral. São duas turmas às quartas-feiras, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h, num total de 48 pessoas atendidas.

Segundo a coordenadora da Estação Idoso, Iriana Libardi, as inscrições para estas turmas já estão encerradas e já há fila de espera, porque a expectativa e a procura é grande.

O cérebro humano, conforme explica professora responsável pela atividade, Rita Fenalti – educadora física, com mestrado em pedagogia da motricidade humana, na área de envelhecimento atividade física e lazer e curso de Neuropsicologia da Memória – tem inúmeras potencialidades e funções e a ginástica é uma ferramenta para que o cérebro possa se exercitar de forma lúdica. “O cérebro possui inúmeras potencialidades e funções, sendo algumas delas a motora, aprendizagem, inteligência, linguagem, memória, imaginação, sensorial, criatividade, emoções, concentração, atenção, organização, entre outras, as quais a ciência tem tentado explicar. Mediante a estas potencialidades, a Ginástica Cerebral se torna uma ferramenta para uma intervenção pedagógica, a qual o cérebro poderá se exercitar de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras realizadas em grupo.

Nas aulas de ginástica cerebral os idosos vivenciam diferentes tipos de jogos e brincadeiras, os quais trabalham as potencialidades citadas.

As vantagens de se trabalhar em grupo são as relações sociais destacando o convívio e as psicológicas relacionadas desinibição, autoestima e autoconfiança”.

A Estação Idoso José Nassif, serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília (Afasmac), é um espaço estruturado e preparado para atender a população da Terceira Idade. Localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista, o serviço visa beneficiar o público-alvo por meio da oferta de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. As atividades físicas são ministradas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076