Estação Idoso visita viveiro de mudas amanhã

17 de setembro de 2019

Usuários da Estação Idoso participam amanhã (18), a partir das 8h, do 2º Encontro de 2019 do Bacia Caipira: valorizando o ambiente e cuidando da saúde. No encontro os idosos visitarão o Viveiro de Mudas de Piracicaba e conhecerão o processo de produção de mudas.

No primeiro encontro do ano, em março, eles foram a Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi) e realizaram trilha educativa com foco na relação entre a floresta, a água e a saúde.

Além do Horto e do Viveiro, os participantes ainda visitarão este ano um sítio de plantas medicinais em Santa Bárbara d’Oeste. Participam além dos idosos de Piracicaba, grupos de idosos de Santa Bárbara D’Oeste.

Conforme informativo do programa, “serão construídas relações entre a floresta, a água, a arborização urbana, as plantas medicinais e a nossa qualidade de vida.” No material informativo do programa, ainda há outra novidade anunciada para esta edição, a inserção da metodologia educativa “ROSA: refletir, observar, sonhar e agir”, por meio da qual “os participantes serão incentivados ao longo do ano a, a partir das vivências e reflexões (R) realizadas durante os encontros, observar a realidade socioambiental das suas instituições e residências (O), elaborar propostas de intervenção socioambiental (Sonhar – S) e implementar essas propostas (Agir – A).”

O Bacia Caipira é, conforme informativo, “programa de educação ambiental , fruto da parceria entre o Instituto Florestal do Estado de São Paulo, os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras Municipais de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste e o Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste”. O objetivo é promover vivências e diálogos integrando a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida.”

A Estação Idoso José Nassif, serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com a Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), é um espaço estruturado e preparado para atender a população da Terceira Idade. Localizado no Complexo Cultural e Turístico da Estação da Paulista, o serviço visa beneficiar o público-alvo por meio da oferta de atividades físicas, de artesanato, culturais e de lazer, além de possibilitar a convivência e a troca de experiências. As atividades físicas são ministradas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam).

Centro de Comunicação Social Sabrina Rodrigues Bologna: 31076