Folia para Todos reúne pessoas com e sem deficiência e pessoas idosas na Cruzeiro do Sul

14 de fevereiro de 2024
Foliões percorrem o trajeto da avenida Cruzeiro do Sul

Alegria não faltou aos foliões que passaram pela avenida Cruzeiro do Sul, durante a Folia Para Todos na manhã de ontem, terça-feira, dia 13/02. A festa que integrou a programação do Carnaval 2024 Piracicaba – Brincante Eduardo Américo reuniu pessoas com e sem deficiência, pessoas idosas e participantes em geral. De acessibilidade na infraestrutura, banheiros adaptados, intérprete de Libras e audiodescrição de pessoas personagens paisagens e fatos, tudo colaborou para a participação massiva.

Já na concentração, além das marchinhas que embalavam o público, as crianças puderam desfrutar de pintura facial e cabelo colorido, além de pipoca e algodão-doce.

Ana Maria Guimarães Marques se diverte em meio aos foliões

Ana Maria Guimarães Marques, 75 anos, participou pela primeira vez de uma festa de carnaval e brincou a folia com muito entusiasmo. “Essa é a minha primeira vez e estou muito feliz por estar aqui. Tudo está perfeito, a organização, decoração e preparado para receber o público”, disse.

Benedito Galone se diverte com as marchinhas do Folia Para Todos

De boné na cabeça e samba no pé, Benedito Galone, 79 anos, é morador do Lar dos Velhinhos de Piracicaba e participou com muita animação e energia. “Carnaval é alegria. Viva essa grande festa!”.

Bianca Arthuso Furlan se diverte na Folia Para Todos

Graziela Arthuso, levou sua filha Bianca Arthuso Furlan para festejar no Folia Para Todos. “Pela primeira vez tivemos a oportunidade de participar de um evento como este, com infraestrutura que favorece a comemoração em relação à inclusão de pessoas com deficiência e pessoas idosas”, enfatizou.

O Folia Para Todos contou com a participação do Palhaço Sossego, a capivara Mona, a banda de marchinhas itinerante, GMP Brass Band, Só Vendo Pra Crer, um grupo formado por pessoas com deficiência visual e o Pernas Caipiras.

Este Carnaval surgiu da ideia de quebrar paradigmas e promover a igualdade de oportunidades para todos. O fato de oferecermos uma infraestrutura que atende a todos os públicos, permitiu que pessoas de várias faixas etárias participassem e principalmente, pessoas com algum tipo de deficiência. Isso fez dessa programação, um momento de avanço e conscientização de que cultura e diversão também são direitos de todos”, ressaltou Euclidia Fioravante, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social que marcou presença na festa.

O trio elétrico seguido de foliões saiu de frente da Associação dos Navegadores do Bongue, percorrendo quase dois quilômetros da avenida Cruzeiro do Sul. A realização foi da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, agradeceu a participação de todos e falou sobre o empenho da gestão em proporcionar aos foliões, um carnaval marcante, destacando a participação de pessoas com deficiência e pessoas idosas. “Buscamos criar um ambiente acessível, contando com um esforço coletivo”, afirmou.