Frente de Trabalho auxilia mais de 300 pessoas em Piracicaba

12 de julho de 2022

A Prefeitura, por meio do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego Frente de Trabalho, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) beneficiou entre os meses de janeiro e junho deste ano, 307 pessoas por intermédio de 91 bolsistas que ocuparam as vagas de auxiliar de limpeza, ajudante geral, controlador de acesso, apoio administrativo, serviços gerais e arquivista em setores da administração pública.

O programa atende a população em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos, acompanhada pelos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro Pop, com a oferta de um contrato de até nove meses. O valor do auxílio pela carga horária semanal de 30 horas é de um salário-mínimo e benefícios, como cesta básica e vale transporte para aqueles que residem a mais de 02 quilômetros de distância do local de trabalho.

Valdenia da Silva, bolsista da Frente de Trabalho preparando o café

Valdenia da Silva, 21 anos, é bolsista e atua como auxiliar de limpeza na sede da Smads. “Sou muito grata ao programa. Estar aqui, me proporcionou melhor qualidade de vida e oportunidade para garantir o cuidado aos meus filhos. Aprendo muito e tenho certeza que isso me ajudará a conseguir um emprego efetivo quando terminar o contrato”, disse.

Os critérios para participação na Frente de Trabalho estão atrelados à inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, residir no município há, pelo menos, dois anos. Estar desempregado há mais de um ano e não receber benefício fixo (aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, dentre outros).

Temos buscado proporcionar à população mais vulnerável, uma oportunidade de ressocialização, resgate da cidadania e renda, priorizando casos com violação de direitos, como trabalho infantil, violência ou negligência, situação de rua, entre outras”, explica a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante.

A Frente de Trabalho conta em sua maioria, auxiliar de limpeza e serviços gerais, distribuídas em setores das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Saúde (SMS), Agricultura e Abastecimento (Sema), Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Ação Cultural (Semac), Trânsito e Transportes (Semuttran), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Obras (Semob).

Emprego X Situação de Rua – Casos de pessoas em situação de rua também são contabilizados no programa. Por meio dos critérios estabelecidos, todos têm acesso. Pedro José Ramos, 56 anos, ex-situação de rua foi encaminhado pelo Centro Pop e encontrou na Frente de Trabalho a oportunidade que tanto esperava. “Fui morador de rua e hoje, trabalhando como serviços gerais, consegui um local para morar e estou feliz por me sentir no caminho certo”, conta.

A esquerda, Pedro José Ramos, bolsista da Frente de trabalho atuando como serviços gerais

O Centro Pop, considerado a porta de entrada para a rede socioassistencial, às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, encaminhou de janeiro a junho deste ano, 09 pessoas em situação de rua ao Programa Frente de Trabalho. O serviço oferta atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de vínculos interpessoais e familiares, construção de novos projetos e trajetórias de vida que viabilizem o processo gradativo de saída das ruas.