Fumdeca assina com 32 projetos sociais

29 de janeiro de 2016

A Prefeitura de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), assinaram hoje (28), no auditório do Museu da Água, o convênio com os projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O convênio indica o repasse do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca), às entidades sociais que executarão os projetos. O repasse será de R$ 1.913.385,86 milhão.

Os valores destinados por empresas e pessoas físicas beneficiarão mais de 2 mil pessoas atendidas em 32 projetos, executados por 20 entidades sociais de Piracicaba. Em 2015, 685 pessoas físicas e 13 pessoas jurídicas fizeram as destinações do Imposto de Renda, para o repasse de 2016.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, os projetos aprovados atendem à promoção, proteção e defesa de direitos baseados em: Cultura; Esportes e Lazer; Aprendizagem Profissional; Educação Informal; Adequação e Modernização de Recursos Físicos; Ações Educativas de Combate ao Uso de Drogas lícitas e Ilícitas; Enfrentamento à Violência e Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O prefeito Gabriel Ferrato destacou a importância das entidades no atendimento às famílias . “O Poder Público faz o seu trabalho mas precisa do apoio dessas entidades, por isso, neste ano, conseguimos um repasse maior em 45% do que o ano passado (2015), com a aprovação de um maior número de projetos sociais”, ressaltou.

O Fumdeca – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, formado por recursos destinados através do Imposto de Renda de pessoa física (até 6%) e/ou jurídica (1%), não possui personalidade jurídica mas é vinculado ao Orçamento Municipal.

Em 2015, o Fundo repassou R$ 1.322.115,46 a 17 entidades para a realização de 22 projetos voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, inclusão social de pessoas com deficiência, entre outros.

Projetos aprovados:

Caminhando Juntos III CAF – Casa do Amor Fraterno Curtindo a Infância – Curtifan CESAC – Centro Social De Assistência e Cultura São José Conte Outra Vez: Para Sempre Colégio Salesiano Dom Bosco – São Mário Educando através de valores

Espaço Pipa – Associação Síndrome De Down De Piracicaba AME: Arte, Música e Esporte para Inclusão social Caleidoscópio Bem-me-quer FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira Cuidar para Crescer

Lar Franciscano de Menores Alento 2016 Capacitação e supervisão técnica

PASCA/SEAME – Pastoral do Serviço da Caridade Acompanhamento a pais e filhos por adoção República Acolhedora de Piracicaba – RAP Projeto Preventivo SEAME: Cultivando o Futuro 2016

APAE – Associação de Pais e Amigos de Excepcionais Apaixoeira – Capoeira adaptada para pessoas com deficiência Matemática através da panificação e confeitaria

Casa do Bom Menino Menino Gourmet Plantando e Aprendendo Realeca SuperAção CRP – Centro de Reabilitação Piracicaba Um olhar diferenciado para o futuro

Tags: Fumdeca