SMADS

Gerações promove oficina de artesanato e roda de conversa

6 de outubro de 2017

Para comemorar o dia do Idoso, celebrado no último dia 01 de outubro, o Gerações – serviço da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) em parceria com o Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José (Cesac), que realiza trabalho socioeducativo com crianças, jovens, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente as beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda e Benefício de Prestação Continuada para idosos (BPC) – realiza oficina de artesanato e roda de conversa com os usuários do serviço que moram na área de abrangência do Cras Novo Horizonte.

A roda de conversa versará sobre a importância da preservação do meio ambiente e atitudes sustentáveis, os 4 R”s (1º R – Repensar, 2º R – Reduzir, 3º R – Reutilizar, 4º R – Reciclar), a separação do lixo e suas cores corretas de referências. Na sequência, será ministrada oficina de artesanato em que os idosos confeccionarão cadeira de balanço, feita com prendedor de roupa e cola. Na segunda-feira (09), a atividade acontece no Centro Social do Novo Horizonte, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, com a participação total de 28 idosos. Na quarta-feira (11) será no Cras, das 14h às 15h30, com seis idosos e, no dia 16, no Centro Social Santo Antônio, das 9h às 10h30, com 15 idosos.

O objetivo da atividade, conforme material de divulgação é “comemorar o dia do idoso, trabalhar a concentração e habilidades manuais, estimular a criatividade, utilizando os recicláveis encontrados no meio em que vivem, bem como promover a formação de cidadãos éticos e conscientes em relação a preservação do meio ambiente” GERAÇÕES – as ações socioeducativas promovidas pelo serviço são executadas nos Cras ou em locais ligados a eles. Durante as atividades são trabalhadas as temáticas de promoção a autonomia, tais como: família; comunidade e cidadania; saúde e meio ambiente; cultura, esporte, lazer; empreendedorismo e trabalho. A intenção é promover a interação pessoal e grupal para o desenvolvimento de habilidades pessoais, a superação de fragilidades sociais e a melhoria da qualidade de vida. Para ser usuário do serviço, a pessoa deve ser encaminhada pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) – desenvolvido pelos Cras ou pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) – desenvolvido pelos Creas (Centro Especializado de Referência de Assistência Social). O Centro Social do Novo Horizonte está localizado na Rua Lauro Fernandes de Campos Ferrari, 145. O Centro Social Santo Antônio está localizado na Rua Washington L. Abelha e o Cras Novo Horizonte na Avenida Frei Francisco Antonio Perin, 925.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna:31076

Voltar