II Conferência Municipal do Idoso discute desafios de envelhecer

19 de março de 2019

Para discutir os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o Sesc foi palco nesta manhã, do primeiro dia de trabalhos da II Conferência Municipal do Idoso, que pretende avaliar as políticas públicas direcionadas às pessoas idosas e também apontar diretrizes para o aprimoramento dos serviços direcionados a este segmento da sociedade. O primeiro dia contou com abertura solene, palestra do médico José Riani Costa, atividade de ginástica cerebral com a educadora física Rita Fenalti e divisão em grupos para discussão do tema.

O Prefeito Barjas Negri, que prestigiou a abertura da solenidade, lembrou do desafio das pessoas viverem mais e o que isto implica em termos de políticas públicas na área da cultura, no esporte, na saúde, na educação, na assistência social e também na previdência. “Com a evolução da expectativa de vida há um impacto nos investimentos que devem ser feitos na saúde, por exemplo. Não foi por outra razão de que nós planejamentos e construímos o Hospital Regional, que amanhã faz um ano e que atendeu 42 mil pessoas, entre realização de exames, consultas, procedimentos e cirurgias e que teve em sua maioria pessoas idosas sendo beneficiadas.”

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, lembrou dos imensos desafios enfrentados pela administração pública para manter os serviços da assistência, que são cofinanciados pelo Estado e pela União, que passam por uma crise econômica, ocasionando congelamentos ou cortes orçamentários. “Mas em Piracicaba nós estamos conseguindo manter nossos serviços porque temos um prefeito experiente e consciente”. Eliete conclamou os idosos a participarem da vida política da cidade para que os direitos continuem e se ampliem. “Quero que vocês aproveitem esta Conferência e sejam muitos propositivos para o aprimoramento das políticas públicas.” O promotor de justiça, Luiz Sergio Hulle Catani, enalteceu o Conselho por ser um parceiro do Ministério Público e da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Catani lembrou que o Conselho e a Secretaria são muitas vezes a porta de entrada de denúncias em relação aos maus-tratos aos idosos.

O vereador Pedro Kawai ressaltou o papel dos Conselhos na construção das políticas públicas e na defesa dos direitos dos idosos e lembrou que o município tem políticas efetivas e perenes na defesa dos direitos desta população. O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nelson Ladeira, explanou sobre as funções do Conselho Municipal do Idoso e sua composição e explicou porque o Conselho Municipal do Idoso organiza a Conferência, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Finalizada a solenidade de abertura, o médico e professor José Riani Costa explanou sobre os desafios para envelhecer bem e possibilidades interessantes de políticas públicas que podem ser pensadas para assegurar a qualidade de vida da pessoa idosa. Na questão do direito fundamental de ter moradia, Costa sugeriu propostas como república de idosos e locação social, por exemplo.

A Conferência continua amanhã, no Sesc, no período da manhã. Na quarta-feira serão eleitos quatro delegados que representarão Piracicaba na Conferência Estadual, além da leitura de propostas e debates acerca do tema, baseados nos seguintes eixos estruturantes: I– Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas (subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer); II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana, III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076