Jovens participam de palestra sobre educação ambiental

30 de setembro de 2014

Pelo menos 45 jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participaram hoje (30), de palestra sobre educação ambiental. A palestra foi realizada pela Florespi – Associação de Recuperação Florestal da Bacia do Rio Piracicaba e Região e Águas do Mirante.

A palestra teve como objetivo, conscientizar os jovens quanto à necessidade das praticas sustentáveis, para se alcançar a médio ou longo prazo, uma nova perspectiva de vida e a manutenção dos recursos naturais, importantes para uma melhor qualidade de vida.

Durante o encontro sobre sustentabilidade e composteiras caseiras, os jovens foram motivados a praticar atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente. A exemplo de um composto orgânico, o engenheiro agrônomo pela Esalq/USP, Ricardo Schmidt, apresentou aos jovens, a compostagem final, após a transformação da matéria orgânica bruta, num produto que possibilita o cultivo de plantas saudáveis e fortes, sem ter que recorrer a fertilizantes químicos.

Além disso, o representante da Florespi salientou a importância de agregar novas práticas de reciclagem que contribuam para a conservação ambiental. Na oportunidade, Felipe Valim, auxiliar de Projeto Social Ambiental, do Águas do Mirante falou sobre todo o processo de esgoto, e os problemas causados por atitudes impróprias, como o descarte incorreto do óleo de cozinha.

A palestra ministrada aos jovens atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade Centro, faz parte do eixo “Meio Ambiente”, discutido no mês de setembro, durante o atendimento socioeducativo.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Fortalecimento de Vínculos, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), propicia o convívio grupal, comunitário e social, por meio de trocas de experiências e vivências, aos jovens entre 15 e 17 anos, favorecendo o desenvolvimento do protagonismo, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e da participação cidadã, complementando assim, as ações do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).

Tags: SCFV