Livro leva protagonistas à “tarde” de autógrafos

28 de setembro de 2015

Na tarde da última sexta-feira (25), os personagens do livro “Caminhos, histórias de vida”, publicado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), participaram de uma tarde de autógrafos junto aos representantes da Igreja Presbiteriana de Piracicaba. Os personagens são usuários do Núcleo de Apoio Social “Novos Caminhos”.

A entrega dos livros foi uma iniciativa dos próprios usuários que queriam prestar uma homenagem à igreja que realiza o trabalho de assistência espiritual aos usuários, com visitas às segundas-feiras e culto religioso uma vez por mês. Os exemplares foram autografados por três dos seus personagens.

De acordo com o Pastor Erasmo Babboni Silvério, um exemplar do livro fará parte oficial da biblioteca da igreja e ficará à disposição do público para leitura.

O livro “Caminhos, histórias de vida”, traz relatos de pessoas que fizeram das ruas um espaço de moradia e/ou sobrevivência mas que hoje, estão acolhidos no Núcleo de Apoio Social “Novos caminhos”. Essas pessoas perderam totalmente o vínculo afetivo com familiares e sociedade.

Os relatos foram colhidos por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e o material, produzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Cada capítulo intitulado com nome fictício conta a história de vida de um indivíduo que morou nas ruas, sobreviveu e atualmente é atendido no serviço que atua em regime de moradia transitória, para a população em situação de rua (homens, mulheres e idosos em situação de rua ou abandono), com faixa etária igual ou superior a 18 anos, até que seja realizada a reintegração familiar, a autonomia ou até mesmo, a reinserção comunitária.

O Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos realiza atendimento psicossocial, encaminhamentos e orientações sobre os serviços da rede socioassistencial e demais políticas públicas necessárias, sempre visando estimular as potencialidades de cada indivíduo.

Além das atividades internas e externas, são oferecidas alimentação, higiene pessoal, vestuário, dormitórios e biblioteca.

Tags: NAS