Mais de 150 pessoas participam de formação sobre garantia de direitos humanos e diversidade

7 de agosto de 2023
Participantes da formação sobre garantia de direitos humanos e diversidade sexual

Mais de 150 pessoas, entre profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), da Saúde, Educação e Habitação, além de integrantes do movimento LGBTQIA+, participaram na sexta-feira, dia 04/08, no teatro do Sesc Piracicaba, do primeiro encontro da formação Garantia de Direitos Humanos e Diversidade. A realização é do Conselho Municipal de Políticas Públicas para LGBT e do Centro de Apoio e Solidariedade à Vida (Casvi), em parceria com a Smads e Sesc Piracicaba.

A formação, realizada com o objetivo de informar e qualificar profissionais de diversos setores da assistência social no atendimento às identidades de LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, +), terá ainda mais quatro encontros até o mês de dezembro, com palestras e intervenções artísticas.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads na abertura da formação sobre garantia de Direitos e Diversidade Sexual

Na abertura, a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, falou sobre a sua militância pelos direitos e inclusão social de todos. “Minha expectativa é que essa formação permita que possamos refletir sobre as nossas ações, principalmente, no atendimento e oferta de proteção social à população LGBTQIA+”, disse.

O tema Diversidade Sexual, Conceitos de Orientação Sexual e Identidade de Gênero foi abordado por Anselmo Figueiredo, coordenador geral do Casvi e atual presidente do Conselho LGBT de Piracicaba. A mediação ficou por conta de Gabriela Naomi, conhecida como Naomi X, DJ, performer e drag queen que apresentou breve performance cantada-interpretada.

A palestra teve início com reflexão sobre o conceito de sexualidade, enquanto construção social. No decorrer, Figueiredo esclareceu que a luta do público LGBTQIA+ é para que as pessoas vivam a sua sexualidade de forma tranquila. “Existe, por conta da construção cultural, um preconceito estabelecido com aquilo que se vê. É preciso entender o que é orientação sexual e os termos utilizados para nos referirmos a alguém da forma como esse alguém se sente”, disse.

Em sua intervenção artística, Naomi apresentou sua história de vida, intercalando seus relatos a canções, com letras que expressam seus momentos vividos.

Participaram do evento, representantes da Defensoria Pública, dos Conselhos Municipais da Assistência Social, de Álcool e outras Drogas e de organizações sociais. Luis Fernando Dagnone Cassinelli, secretário de Governo, também marcou presença.

ENCONTROS – A formação Garantia de Direitos Humanos e Diversidade oferecerá abordagens abrangentes sobre gênero e sexualidade. O próximo encontro de formação será realizado no dia 01/09, com a temática Processo Transexualizador para pessoas trans, com Carol Iara, da Frente Parlamentar LGBTQIA+ da ALESP/ ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).

No dia 06/10, será a vez de Marcos Valdir, do CRESS de São Paulo, com abordagem sobre o SUAS e a importância das Políticas Públicas para LGBTI; dia 10/11, o encontro discorrerá sobre a história do Movimento LGBTQIA+ no Brasil e no mundo e o Movimento de Travestis e Transexuais, com Anselmo Figueiredo e Fernanda de Moraes, executiva do Fórum Paulista LGBT.

Para encerrar, no dia 01/12, a formação contará com palestra sobre a legislação LGBTI no Brasil e no Estado de São Paulo, realizada por Dimitri Sales, presidente do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos de São Paulo).