Mais de 4 toneladas de materiais deixados nas ruas de Piracicaba são recolhidos

17 de março de 2015

As ações da campanha “Não dê dinheiro nos semáforos. Dê cidadania”, continuam em Piracicaba. A parceira estabelecida entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), a de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e o Pelotão Ambiental para a limpeza dos materiais deixados pela população em situação de rua, sinaliza positivamente, o recolhimento de três toneladas de materiais.

Duas vezes por semana, a equipe do gerenciamento de resíduos da Sedema, com o apoio do Pelotão Ambiental percorre os pontos de maior incidência das pessoas em situação de rua, para o recolhimento dos materiais deixados por eles. Esses materiais são retirados visando o direito de ir e vir do cidadão comum que transita pelas calçadas, praças e outros locais.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, esses materiais têm sido motivo de denúncia e reclamação da população que muitas vezes, acaba deixando de colaborar com o Poder Público, doando outros materiais para a população de rua. “Essa atitude, infelizmente colabora para permanência nas ruas. Acredito que os serviços seriam melhor acessados se eles precisassem de um local apropriado para dormir ou receber uma refeição”, explica.

A ação faz parte da campanha que busca a colaboração da população piracicabana, para o trabalho já executado pela Semdes, para reintegrar esses indivíduos às suas famílias e para que sejam atendidos adequadamente pelos programas sociais oferecidos pela Secretaria.

Em Piracicaba, segundo levantamento da pasta, há cerca de 120 pessoas em situação de rua, que perambulam por vários pontos, como praças, onde vivem da mendicância e, com o dinheiro arrecadado, fazem uso muitas vezes, de álcool e drogas.

A Semdes atua diretamente para o resgate da autoestima e reorganização dos projetos de vida dessa população. A atuação é feita através dos serviços de Abordagem Social – Seas, Centro Pop, Casa de Passagem, Albergue Noturno e Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos.

Os serviços de maneira geral, oferecem trabalho técnico para análise das demandas dos usuários, acompanhamento especializado, encaminhamentos necessários e trabalho articulado com a rede socioassistencial, para a inserção social, acesso a direitos e proteção social das pessoas em situação de rua. Oferece também higiene pessoal, alimentação, higiene de roupas, guarda pertences, pernoite, passagem para o retorno à cidade de origem.

Todos os serviços são conduzidos de forma a buscar a reconstrução e construção de novos projetos de vida, o fortalecimento de vínculos para a reinserção familiar e ou comunitária.

Para as denúncias envolvendo jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, a população deve acessar o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), através do 3426-5979.