Mais de 80 pessoas em situação de rua participam de café cultural

15 de agosto de 2023
Pessoas em situação de rua recebem café da manhã

Mais de 80 pessoas em situação de rua participaram na manhã de hoje, terça-feira, dia 15/08, do café cultural promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o Comitê Pop Rua e Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad). A ação integra a programação em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto.

Mau Gomes e Du Cravícula durante apresentação musical

A apresentação musical de Mau Gomes e Du Cravícula agitou o evento, enquanto o café da manhã foi servido. R. B., 53 anos, aproveitou a oportunidade e demonstrou suas habilidades com instrumentos musicais. “Já fui músico, pastor, sou formado em Teologia, mas, infelizmente o vício me levou para as ruas”, contou.

R. B. demonstrando suas habilidades com instrumentos musicais

Alguns participantes aproveitaram o tempo para fazer testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, com a equipe do Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv) Prevenção na Quebrada e Consultório na Rua, outros, optaram por cortar o cabelo com os cabeleireiros voluntários Renan Rossi e Rodinei Coelho. C. A. S. S., 40 anos, foi uma das pessoas que buscaram esse cuidado. “Achei ótima essa oportunidade. Estou me cuidando, porque pretendo voltar a trabalhar e sair da situação de rua”, disse.

C.A.S.S. cortando o cabelo durante o café cultural

Para Lígia Angelocci, membro do Comitê Pop Rua e coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), essas ações permitem que a população se sinta mais visível, respeitada e cuidada. “Organizamos um espaço de integração entre os atendidos e os profissionais dos serviços de referência. Essa ação, com certeza, despertará na população em situação de rua o desejo e conscientização dos cuidados necessários na vida diária, a citar alimentação, exames de rotina, busca pelo bem-estar, aumento da autoestima”, ressaltou.

A médica veterinária Julia Flórios em atendimento

Os pets dos participantes também receberam cuidado e seus tutores, orientações da médica veterinária Julia Flórios. No salão, estavam expostos trabalhos produzidos durante a oficina do projeto Bem-Te-Vi, nos serviços da Smads, com os artistas Rafael Gonzaga e Jefferson Margutti.

O evento contou com o apoio do Seas, Centro Pop, Núcleo de Acolhimento Califórnia, Núcleo de Apoio Social (NAS), Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv) Prevenção na Quebrada.

AÇÕES – A programação em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua conta, ainda, com atividades que incluem a apresentação do Censo Pop Rua e rodas de conversa com usuários dos serviços da Assistência Social.

Nos dias 16, 17 e 18/08, no período da tarde, usuários do Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem, participarão de roda de conversa sobre sensibilização, uso dos equipamentos públicos e convivência nos serviços de acolhimento institucional. Haverá, ainda, atividades dinâmicas, com interação entre munícipes e itinerantes, visando o rompimento da barreira de preconceito.

No dia 17/08, às 9h, acontece a apresentação do Censo Pop Rua 2023 e de novas ações para as pessoas em situação de rua, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (rua Cristiano Cleopath, 1.902, Alemães).