SMADS

Moradores do Eldorado participam de curso do Empreenda Rápido

25 de fevereiro de 2022

Com o objetivo de ofertar qualificação para empreendedores da região Leste, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) em parceria com o Sebrae-SP promoveu entre os dias 21 e 25/02, o Empreenda Rápido no Centro Social do Eldorado. A articulação foi realizada pela Equipe Volante do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Piracicamirim e reuniu 20 moradores dos bairros Eldorado, Cecap, Chapadão, Terra Rica e São Francisco.

O curso, ministrado pela facilitadora Maristela de Morais, abordou temas como as características de um empreendedor, ideia de negócio, finanças pessoais e profissionais, marketing e formalização de empresas (abertura de MEI e canais gratuitos).

Os participantes me surpreenderam. Observei casos de pessoas que atuavam ou que desejavam iniciar seu próprio negócio e, em meio às aulas, montamos três empresas fictícias para que eles criassem propostas contemplando valores, segmentos e gerenciamento através do Canva e outras ferramentas. Isso foi muito positivo. Percebi o quanto os motivou”, contou a facilitadora.

Raimunda Santos, presidente da Associação dos Moradores do Eldorado, explicou que o curso possibilitou aos moradores a oportunidade de complementar o orçamento familiar. “Há muitas pessoas desempregadas e com este tipo de curso podem ser orientadas a tentar seu próprio negócio para geração de renda. Essa capacitação chegou em boa hora e pôde ser realizada em um local próprio da comunidade, o que possibilita o acesso das pessoas. Este espaço já é utilizado para aulas de balé, pilates e ginástica ofertadas pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras)”.

Comecei a trabalhar com a venda de esfirras há alguns meses para aumentar a renda familiar e porque já tinha a prática de produzi-las em casa. Durante o curso recebi orientações para melhorar as vendas e criei perspectiva de crescimento desse pequeno negócio, por meio de técnicas de vendas e valorização do meu trabalho”, comentou Maria Salete Barbosa, participante do curso.

A proposta do programa Empreenda Rápido foi apoiada pela Smads por meio do Cras Piracicamirim e Equipe Volante para identificar na população em situação de vulnerabilidade social, oportunidades de empreendedorismo.

 

 

 

Voltar