NAS e Centro Dia Crescer fazem festa junina

22 de junho de 2018

Muita animação marcou a Festa Junina do Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS), em parceria com o Centro Dia Crescer, ambos serviços realizados em parceria com a Semdes, realizada nesta tarde de sexta-feira (22), no NAS. Pescaria, comidas típicas e quadrilha deram o tom na festa, que reuniu usuários dos dois serviços, além das equipes, nesta sexta-feira (22). O NAS, serviço da Semdes em parceria com a Associação de Assistência Social Betel, é um serviço de acolhimento institucional de adultos, que acolhe provisoriamente pessoas, de ambos os sexos, de 18 a 59 anos. As pessoas que são acolhidas no NAS são encaminhadas pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua). São pessoas com ruptura de vínculos familiares ou vínculos muito fragilizados, em situação de rua ou desabrigo por abandono, que não tenham autonomia para o autossustento. Conforme a descrição do serviço no sítio da Semdes, a proposta do serviço “é contribuir na construção e na reconstrução de novos projetos de vida, respeitando as individualidades e especificidades de cada sujeito, sem prejuízo ainda da integridade e da autonomia dessa população objetivando sempre o fortalecimento de vínculos para sua reinserção familiar e ou comunitária”. Os acolhidos lá participam de atividades ofertadas por outros serviços da assistência, como os Caofs (Centro de Artes e Ofícios) e o Crescer e também serviços da Saúde, como a Casa das Oficinas, ligado ao Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Eles também realizam caminhada e passeios externos, como visitas à Rua do Porto, ao Sesc, idas à lanchonete e ao Cinema, com o intuito de fortalecimento de vínculos e estímulo de autonomia e independência, conforme explica a assistente social do serviço, Elisabete Alves de Araújo. Atualmente são 24 pessoas em situação de acolhimento, sendo cinco mulheres.

O Centro Dia Crescer é um serviço, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba, que funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, idosos e suas famílias e também pessoas com problemas de saúde e doença mental que tenham vulnerabilidade social, de 18 a 59 anos. Atualmente são 20 pessoas atendidas, encaminhadas pelos serviços de assistência. Nas atividades desenvolvidas com os usuários, o Conforme explica a psicóloga do Centro Dia, Úrsula de Araújo Martins, são estimuladas atividades de vida prática e diária, com escovar os dentes, cozinhar, entre outras práticas cotidianas que permitam o desenvolvimento de autonomia e autocuidado individual e coletivo.

Centro de Comunicação Social Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Tags: Semdes