Oficina de criação de câmera escura reúne público da Estação Idoso

12 de abril de 2024
Participantes da oficina de construção da câmera escura observam o resultado do trabalho. Foto de Emiliano Capozoli

Com a participação de frequentadores da Estação Idoso e público de outras faixas etárias, a oficina Criação de uma Câmera Escura, do Projeto Ponto Mis (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), foi realizada ontem, quinta-feira, dia 11/04, como uma atividade diferenciada. A iniciativa foi da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

A atividade, ministrada pelo fotojornalista Emiliano Capozoli envolveu pessoas idosas, jovens e crianças na introdução ao mundo da fotografia e os conceitos básicos da câmera escura. Foram abordadas técnicas de iluminação e sombras, com apresentação de imagens, utilização de rebatedores para efeitos e até cenas de filmes para compreensão de luzes nas gravações.

João Ferreira da Silva, à direita, participa da construção da câmera escura

João Ferreira da Silva, 81 anos, frequentador das atividades na Estação Idoso, falou sobre a sua participação na oficina. “Sempre tive curiosidade sobre fotografia e me interessei pela oficina, no intuito de obter conhecimento geral. Eu achava que sabia alguma coisa sobre foto, mas hoje percebi que tenho muito a aprender, principalmente a enxergar formas de ler uma imagem”.

Ao final da atividade, os participantes interagiram na construção de câmeras escuras produzidas a partir de papelão, com um orifício e paredes opacas onde se consegue enxergar um pequeno objeto luminoso ou iluminado em frente a câmera, podendo observar a imagem formada na parede oposta ao orifício – uma imagem real e invertida.

Demonstração de luz com rebatedor vermelho

Emiliano Capozoli, contou que foi uma experiência interessante. “Geralmente essa oficina é voltada a crianças e adolescentes entre 07 e 18 anos e a participação, em grande parte, de pessoas idosas foi inovadora. Eles interagiram o tempo todo e pude trabalhar com o imaginário deles”, disse.

A Estação Idoso é um serviço realizado pela Smads, que atende pessoas idosas por meio de atividades esportivas, ginástica cerebral, yoga, artesanato, entre outras que promovem qualidade de vida, bem-estar, convivência e troca de experiências. O acesso ao serviço é por encaminhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).