Palestra sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes reúne mais de 120 pessoas

13 de maio de 2016

Mais de 120 pessoas participaram na tarde de hoje (13), da palestra “A produção de afetos na contemporaneidade”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio. O evento foi realizado no anfiteatro do Senac Piracicaba.

O objetivo da atividade que faz parte da programação do Dia 18 de Maio, foi reunir profissionais e interessados na área para discutir o trabalho em rede e a busca pelo ideal de família. De acordo com as palestrantes, Dra. Célia Regina Rossi e a psicóloga Patricia Delboux, faz-se necessário buscar a equidade, pois na igualdade se ignoram as diferenças. “No contemporâneo, constrói-se o desafeto”, explicam.

Durante o evento, crianças e adolescentes das unidades do Centro de Atendimento Socioeducativo – Case (Jd. Oriente e Parque Orlanda), emocionaram os presentes com apresentações culturais de dança.

Para a secretária Eliete Nunes, esta é apenas uma das ações que complementam o trabalho realizado em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, durante todo o ano nos serviços ofertados pela pasta. “Nossos serviços trabalham a prevenção dessas situações e acompanham casos de violação de direitos quando ocorrem as denúncias”, comenta.

A programação se estenderá até o dia 18 de maio, data alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, vários órgãos, entidades sociais, estudantes, técnicos dos serviços, percorrerão a rua Governador Pedro de Toledo, numa passeata para a conscientização do público em geral.

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que tem por objetivo a mobilização e convocação da sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes, foi escolhida em razão do “Crime Araceli” – uma menina de apenas oito anos de idade que teve os seus direitos humanos violados e foi assassinada em Vitória (ES), em 1973.

Programação:

17 de maio às 8h30 – I Encontro Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes

Local: Unimep Taquaral (Rodovia do Açúcar, km 156)

18 de maio às 9h – Passeata 09h00 – Concentração (em frente ao Mercado Municipal) 09h30 – Saída pela Governador Pedro de Toledo 10h20 – Encerramento (Praça José Bonifácio)