Parceria entre Prefeitura e entidades garante acesso e direito à alimentação adequada nas comunidades

29 de janeiro de 2024
Ao fundo, a secretária da Smads, Euclidia Fioravante e a presidente do FUSSP, Andréa Almeida, junto à coordenadora de Segurança Alimentar e voluntários do Tô Aqui e Casa Hip Hop

Mais 90 cestas verdes e tickets de cestas secas foram entregues às famílias das comunidades em Piracicaba. No sábado, dia 27/01, a ação de segurança alimentar e combate à fome aconteceu na Portelinha e Pauliceia e imediações. A iniciativa conta com a parceria entre a coordenação de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), o Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Movimento Tô Aqui e a Casa do Hip Hop. A próxima ação está prevista para o mês de fevereiro, na Cantagalo e Pereirinha.

Roda de conversa sobre segurança alimentar, na Portelinha

O objetivo das ações é contribuir com as famílias, de forma prática e autônoma, com alimentos saudáveis e orientações sobre o acesso e direito à alimentação adequada. Antes da distribuição, as famílias são convidadas a participarem de roda de conversa sobre assuntos relacionados ao direito à segurança alimentar e organização da comunidade em prol da segurança alimentar.

Michele Graciano recebe o ticket e cesta verde

Michele Graciano e sua família, moradores do Monte Líbano, participaram da ação e receberam os alimentos. “A iniciativa é muito positiva e nos ajuda quando mais precisamos”, disse.

As cestas verdes, compostas por folhas, tempero, frutas, raízes e legumes agroecológicos, foram montadas por agricultores familiares, adquiridas pelo Movimento Tô Aqui. Já os tickets para retirada das cestas secas foram liberados pela Smads e Fussp.

Savana Fernandes, coordenadora de Segurança Alimentar da Smads, explica que essas ações contribuem para a segurança alimentar e soberania nutricional da população, garantindo seu direito fundamental, além de orientar as famílias sobre as formas de alimentação saudável.

A ação faz parte de um projeto elaborado em conjunto para a mobilização e orientação das famílias em situação de vulnerabilidade social das comunidades, em prol da segurança alimentar e combate à fome.