SMADS

Passeata reúne mais de 500 pessoas em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

18 de maio de 2016

Mais de 500 pessoas participaram na manhã de hoje (18), da passeata em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A passeata foi realizada no principal corredor comercial da área central, e contou com o apoio de profissionais, crianças, adolescentes e simpatizantes da causa.

A data instituída no Brasil -18 de Maio, deu-se devido ao caso que sensibilizou todo o país. Em 1973, uma menina de 8 anos foi violentada e brutalmente assassinada no Espírito Santo. O caso trouxe para discussão, a necessidade de buscar o combate a um crime de extrema violência que acomete crianças e adolescentes de todo o mundo.

Segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 70% dos casos de violência e abuso sexual acometem crianças e adolescentes. Desses, 50.7% dos casos referem-se a crianças menores de 13 anos, e 19.4% a menores de 17 anos.

“É necessário sensibilizar as pessoas sobre esse crime e denunciar os casos de abuso para tentar inibir que aumentem a cada dia”, diz a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes.

Em todos os anos a data é lembrada com várias ações de combate. Neste ano, a programação contou com a passeata, o seminário “A produção de afetos na contemporaneidade”, realizado no Senac Piracicaba e com o I Encontro Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, realizado na Unimep Taquaral, além das mais diversas atividades desenvolvidas com as crianças e os adolescentes dos serviços. em geral.

Durante todo o ano, a Semdes por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos busca a prevenção dos casos de abuso e exploração sexual, com ações desenvolvidas durante as atividades com crianças, adolescentes e famílias nas reuniões socioeducativas. A Secretaria ainda conta com os serviços dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) que realizam os acompanhamentos dos casos que chegam através das denúncias e encaminhamentos.

18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que tem por objetivo a mobilização e convocação da sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes, foi escolhida em razão do “Crime Araceli” – uma menina de apenas oito anos de idade que teve os seus direitos humanos violados e foi assassinada em Vitória (ES), em 1973.

Denuncie, violência é crime! Disque 100 Conselho Tutelar I 3422-9026 / 3432-5775 Conselho Tutelar II 3421-8962 / 3413-5497 Delegacia da Mulher 3433-7022

Voltar