Patrulha Maria da Penha apresenta serviços na Escola Sud Mennucci

1 de dezembro de 2022
Grupo da rede de proteção à mulher que compareceu à Escola Sud Mennucci

A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil, falou sobre os serviços desenvolvidos pela patrulha e parceiros que formam a rede de proteção da mulher em Piracicaba, na manhã de hoje, 1º/12, na Escola Estadual Sud Mennucci. A atividade integra programação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Ação foi direcionada para adolescentes do segundo ano do ensino médio da escola. As GCs Luciane e Piacentini falaram do funcionamento da Patrulha Maria da Penha, público-alvo do grupamento e como as mulheres vítimas de violência podem ser inseridas nas rondas realizadas às mulheres que possuem medida protetiva. O GC André também compôs o grupo que realizou a atividade.

Também estiveram presentes representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara, do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), do Conselho da Mulher e das Promotoras Legais Populares, cada uma abordando o trabalho realizado sobre a temática.

Um novo encontro está agendado na escola para a próxima segunda-feira, 05/12, para atender outras turmas.

Palestra abordou o funcionamento da Patrulha

A Patrulha também realizou esta semana, na terça, palestra sobre violência contra mulher e defesa pessoal, ministrada pelos GC Luciane e Mazzi, para usuárias do Cram.

A CAMPANHA – Segundo informações da Organização das Nações Unidas (ONU), os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional, que começa no dia 25/11, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20/11 a 10/12. Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Em Piracicaba a programação municipal conta com palestras, rodas de conversa, oficinas e exposições.