Phinia destina R$ 108 mil ao Fundo Municipal do Idoso

7 de março de 2024
Entrega de cheque simbólico da Phinia aos representantes do CMI, Cesac, Afascom e secretária da Smads

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) recebeu essa semana da empresa Phinia, um cheque simbólico no valor de R$ 108 mil destinado ao Com Vivência, projeto aprovado para financiamento pelo Fundo Municipal do Idoso. O valor é proveniente da destinação do Imposto de Renda.

O projeto deve atender mais de 460 pessoas idosas, em vários bairros de Piracicaba, com oficinas de atividades físicas (ginástica, alongamento, ioga), manuais (artesanato), ecológicas, grupais (com psicóloga) e culturais (dança, música), visando promover a socialização e integração de pessoas idosas para prevenir o isolamento e contribuir para um envelhecimento saudável, estímulo do protagonismo e a melhoria da qualidade de vida, de forma assegurar seus direitos individuais e sociais.

Na entrega, Giovani Benato, diretor-geral da Planta de Piracicaba – Fuel System, reforçou a preocupação da empresa com a responsabilidade social e falou sobre as iniciativas da Phinia e o compromisso com as práticas ambientais, sociais e de governança. “Apoiar esse projeto será um grande passo para a Phinia, uma vez que entendemos que muitos dos nossos funcionários devem ter familiares idosos que participarão dessas atividades em várias regiões da cidade”, comentou.

As oficinas serão realizadas de segunda a sexta-feira, em locais públicos, como Centros Comunitários e Centros Sociais dos bairros Artemis, Santa Rosa, Monte Alegre, Vila Fátima, Jardim Primavera, Água Branca, Parque 1º de Maio, Eldorado, Vila Cristina, Jardim Planalto, Novo Horizonte, Pauliceia, entre outros.

Além da presidente do CMI, Andréia Golinelli, e da vice-presidente, Delma Guimarães de Faria, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante também esteve presente e explicou sobre a gestão do fundo municipal e as campanhas de destinação do Imposto de Renda. “Desde a pandemia, temos estudado projetos de convivência que corroborem para ampliação de ações voltadas à população idosa que tem, cada vez mais, aumentado em todo o país. No ano passado, já pudemos contar com esse projeto em Piracicaba e observamos que a participação das pessoas tem sido efetiva, porque, além da interação e socialização entre eles, há um despertar de habilidades e vivências, importantes para o envelhecimento saudável”, ressaltou.

O projeto também recebeu a destinação de empresas como a Belgo, Bekaert, Unimil Indústria, Delp Engenharia Mecânica, Paques Brasil Sistemas para Tratamento de Efluentes.

O FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO – Criado pela Lei Municipal n.º 8.376, de 16 de dezembro de 2015, o Fundo tem o objetivo de financiar programas e ações, públicos e privados, relacionados à pessoa idosa, visando assegurar seus direitos sociais e criar condições para promover sua integração e participação efetiva na sociedade.

Todos os anos, o CMI recebe a inscrição de projetos sociais elaborados por organizações da sociedade civil. Esses projetos, relativos à promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa são avaliados e, se aprovados, são financiados pelo fundo que repassa os valores necessários, conforme destinação do Imposto de Renda por pessoas físicas e pessoas jurídicas.

A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e pessoas idosas. Optando pelo regime de deduções legais na declaração, a pessoa física pode destinar até 6% do imposto, enquanto pessoas jurídicas que são tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido.