Piracicaba recebe curso profissionalizante voltado às pessoas com deficiência

27 de abril de 2021

O curso de auxiliar administrativo será remoto e gratuito

Estão abertas as inscrições para o curso remoto de auxiliar administrativo para pessoas com deficiência do município de Piracicaba. A ação é totalmente gratuita e é uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro Paula Souza, com o apoio do Centro de Tecnologia e Inovação e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Piracicaba (Comdef), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
O curso terá carga horária de 60 horas, realizado em 12 dias, sendo 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Será acessível para todas as pessoas com deficiência, com interpretação de libras, material adaptado e linguagem simples. As inscrições estão abertas até o dia 17 de maio e as aulas têm início em 26 de maio.
De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo, há 25.309 pessoas com deficiência em Piracicaba. Os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que, em 2020, 209 pessoas com deficiência foram admitidas no município, e 375 foram desligadas, totalizando um saldo negativo de 166 pessoas com deficiência desligadas do mercado de trabalho.
Wander Viana Santos, coordenador do Comdef, frisou que “é uma oportunidade importante, visto que a oferta de cursos profissionalizantes para esse público é reduzida devido à acessibilidade. A qualificação é uma ponte para acessar o mercado de trabalho”, ressalta.
As pessoas com deficiência com mais de 18 anos, podem se inscrever até 17 de maio pelo link: bit.ly/CursoADMpcd

Mais informações: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br