Piracicaba se prepara para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

6 de agosto de 2021

Pré-conferências tiveram início em julho; o objetivo é o fortalecimento das políticas públicas

Desde o início de julho, os serviços socioassistenciais estão realizando as pré-conferências municipais. São eventos preparatórios para a Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada de 25 a 27 de agosto. Ela acontece a cada dois anos e é prevista por lei como instância de participação e controle social.

As pré-conferências são encontros para ouvir a população e debater os cinco eixos, previstos nacionalmente pelo Conselho Nacional de Assistência Social, a fim de elaborar propostas ao município e escolher os delegados que irão participar e discutir os temas na conferência municipal. A partir desta, são eleitos delegados para as conferências estadual e nacional.

Os encontros aconteceram em diversos serviços da Assistência Social, com a população e os usuários dos serviços do município, em diferentes regiões, passando pelo Cras Vila Sônia, Cras Piracicamirim, Cras Novo Horizonte, Cras Mário Dedini, Centro de Reabilitação, Centro Dia Idoso, Estação Idoso, CIEE, Cram, Instituto Formar e Equipe Volante.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Cláudia Regonha, explica que as pré-conferências preparam e qualificam os debates que embasarão a construção das propostas na conferência. “Além disso, por acontecerem nos territórios, conduzidas pelos próprios serviços, garantem que a voz daqueles usuários que não estarão no dia do evento, estejam representados por meio do que foi construído durante todo o processo”, ressalta.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante, destaca o desafio de realizar uma conferência durante a pandemia e ressalta sua importância. “A Comissão Organizadora se reinventou, conseguiu parcerias e chegou num modelo híbrido, parte será online e parte presencial. É um evento muito importante de debate e diálogo aberto com os usuários, o governo, os profissionais e as entidades. É fundamental neste momento para o aprimoramento da política, considerando a nova realidade social da pandemia.”

Com o tema nacional Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Piracicaba será realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto. O evento, realizado pelo CMAS, tem apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores e Instituto Pecege.

XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Piracicaba: 25 a 27 de agosto, das 9 às 12h.
25 e 26/08 o evento será online.

INSCRIÇÕES ATÉ 20/08 pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCapVuLVUBXVqNXVQCJ9OizenkuDN4vfQ26BqSIDVY2yOs3g/viewform