Piracicaba sedia encontro regional sobre Conselhos Tutelares

19 de março de 2024

No próximo dia 22 de março, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com o projeto Aceleradora #Tamojunto, da Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD), trazem a Piracicaba o professor e consultor em políticas públicas e direitos humanos Marcelo Nascimento, que fará palestra sobre Conselhos Tutelares e, com a ACMD, apresentará vídeos produzidos sobre a temática, como fruto da Aceleradora, que conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (Condeca). O evento será realizado das 13h às 17h, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, localizado na rua Cristhiano Cleopath, 1.902, bairro Alemães. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/muUzZfKviqWU9m979.

O encontro tem o objetivo de, como parte do projeto, multiplicar conhecimento e boas práticas na defesa de crianças e adolescentes, por meio de ferramentas audiovisuais e encontros temáticos presenciais. Esse projeto acontece levando em consideração que foram eleitos em outubro do ano passado os novos conselheiros para o mandato 2024/2028 em todo o país.

Foram produzidos nove vídeos para apoiar os eleitos em seus mandatos, com conteúdo que aborda o que é ser um conselheiro tutelar, desafios do dia a dia, boas práticas e leis recentes, como a Lei Federal 14.811/2024, que inclui bullying e cyberbullying como crimes.

O conteúdo dos vídeos foi escolhido a partir de escuta ativa com diversos setores ligados aos direitos da criança e do adolescente. “Criamos um formulário, acionamos lideranças e formadores de opinião que estão conosco há muitos anos e sabem da relevância dos projetos que a ACMD se dispõe a implantar. Juízes, promotores, conselheiros tutelares e lideranças da rede de proteção à infância e juventude contribuíram nesse processo”, explicaou Eduardo Vianna Junior, diretor executivo da ACMD.

Os vídeos produzidos estão disponíveis na “nuvem” e o acesso será contínuo e gratuito por diversos canais da ACMD na internet: AcmdSantos (youtube), @acmdsantos (instagram), /curtiracmd (facebook) e site: www.acmd.org.br.

ENCONTROS – Este é o quinto encontro regional de uma série que será realizada até o final de março de 2024 em cidades do Estado de São Paulo. A partir de 8 de abril será iniciada a série de “lives” mensais para continuidade do projeto, visando alcançar os 722 Conselhos Tutelares espalhados pelos 645 municípios de São Paulo. Os encontros presenciais são gratuitos e uma etapa importante do projeto, que possibilita a troca de conhecimento e experiências e o estreitamento de relações, além da construção e/ou fortalecimento da rede de pessoas que atuam na defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente.