População em Situação de Rua: Prefeitura promove ações para lembrar Dia Nacional de Luta

17 de agosto de 2022

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19 de agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Diretoria Regional de Assistência Social (Drads) e o Comitê Pop Rua, promove ações que incluem vivências, palestras e debates, com o objetivo de dar visibilidade a esta população, além de buscar a garantia de direitos deste público.

A primeira ação acontece na sexta-feira, dia 19/08, às 8h30, na praça José Bonifácio, com a mobilização das pessoas em situação de rua para um espaço de integração com café da manhã e disseminação da cultura, com atividades de Hip Hop e lazer. Caso a previsão seja de chuva, a atividade será transferida para o Teatro São José, localizado na rua São José, 799, Centro, próximo à praça.

No dia 24/08, às 13h30, acontece o Encontro Regional, com o tema Pessoas em situação de rua, fluxos migratórios e o papel das políticas públicas, abordado pelo diretor do Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDS), Thiago Luiz Bezerra dos Santos. O evento será realizado no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central.

No dia 02/09, a partir das 8h30, no Sesc Piracicaba, ocorre a palestra Vulnerabilidades Urgentes: políticas públicas para a população em situação de rua, realizada pelo membro da Coordenação Nacional da População de Rua, Leonildo J. M. Filho. Logo após, haverá um debate com a rede socioassistencial do município. Às 13h, o Cine debate com os usuários dos serviços do Centro Pop, Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem para adultos em situação de rua e Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas).

Para Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a data é marcada pela luta em favor dessa população, “mas é importante ressaltar que, durante todo o ano, a Smads vem atuando de forma significativa para garantir os direitos desse público, por meio de ações e serviços, a exemplo a atuação do Seas, Centro Pop, Núcleo de Acolhimento, NAS e, em meio aos dias mais frios do ano, com a Operação Inverno que oferece abrigo emergencial para acolhida e pernoite”, disse.

A programação conta com o apoio do Seas, Centro Pop, Núcleo de Acolhimento Califórnia, Núcleo de Apoio Social (NAS), Casa do Hip Hop, Secretaria Municipal de Cultura (Semac), Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv).

DIA DE LUTA A data escolhida para ser lembrada como Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua marca a luta por garantia de direitos humanos, sociais e políticas públicas voltadas a este público, em memória a companheiros de rua que morreram no “Massacre da Sé”, entre os dias 19 e 22 de agosto, quando 15 pessoas que utilizavam o espaço da praça da Sé, em São Paulo, foram brutalmente violentados enquanto dormiam, resultando em sete mortos e oito gravemente feridos. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.