População idosa: Assistência Social articula ações intersetoriais para oferta de serviços, programas e projetos

31 de outubro de 2023

Com o objetivo de promover políticas públicas que priorizem o envelhecimento ativo e saudável da pessoa idosa, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) tem articulado com as secretarias municipais da Ação Cultural (Semac), Esporte, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e Saúde, a oferta de programas, serviços e projetos que colaborem para aumentar a qualidade de vida das pessoas que estão envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022, Piracicaba conta com 51.907 pessoas idosas, ou seja, 12,26% da população tem 65 anos ou mais e está acima da taxa nacional, que é de 10,5%.

O município tem se atentado às várias formas de atender a população idosa nas suas diversas áreas e para isso, tem buscado, como plano do governo, levar para os territórios, atividades que atendam aos quatro pilares do envelhecimento ativo, ligados à participação, saúde, segurança/proteção e aprendizagem, conforme aponta a OMS – Organização Mundial da Saúde”, explica a secretária da Smads, Euclidia Fioravante.

Uma das principais iniciativas para promoção do envelhecimento ativo é o programa São Paulo Amigo do Idoso, que estimula ações intersecretariais e reconhece os municípios paulistas, de acordo com as boas práticas públicas voltadas ao público idoso, com a conquista do Selo Paulista de Longevidade, nos níveis Inicial, Intermediário e Pleno. Piracicaba é um dos 298 municípios que possuem o selo Inicial.

No município, o planejamento segue rumo às ações descentralizadas que atendem aos pilares do envelhecimento ativo, visando garantir a participação social de pessoas idosas em oficinas culturais, de esporte e aprendizagem, em diversos bairros da cidade.

Um exemplo disso, será a ampliação em 2024, da oferta de atividades em Centro Culturais, Centros Sociais, Centros Comunitários, espaços dos Centros de Convivência Intergeracional, Estação Idoso e Centro Dia do Idoso.

VULNERABILIDADE SOCIAL – Por mês, mais de 3.000 pessoas idosas são atendidas nos serviços da rede socioassistencial.

Na Proteção Social Básica, os serviços são essenciais para criar uma convivência protegida entre as gerações e combater a discriminação e a violência contra os idosos; já na Proteção Social Especial, as ações têm o objetivo de capacitar gradualmente indivíduos e famílias, a fim de alcançar autonomia e protagonismo na construção, reconstrução e fortalecimento dos laços familiares e comunitários para superar a violência e a violação de direitos.

As causas mais frequentes da vulnerabilidade das pessoas idosas que levam a violações de direitos são: abandono ou isolamento social, decorrentes da fragilização ou da perda dos vínculos de pertencimento; discriminação, exclusão social relacionada à pobreza.

No Cadastro Único, há 13.187 pessoas idosas inscritas. Dessas, 8.799 são chefes de famílias, 2.742 recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e 1.578 recebem Bolsa Família.

“É necessário compreendermos a atual situação das pessoas idosas no município e isso exige uma análise que vai além dos dados estatísticos, levando em conta o contexto histórico que a influencia e a elaboração de um diagnóstico funcional. É fundamental considerar outros indicadores que revelem as condições de vida dessa população para que o poder público, em todas as suas esferas, leve em consideração a presença de múltiplas formas de envelhecimento ativo”, ressalta a secretária.

ARTICULAÇÃO – Visando a articulação em outros setores, a Smads, participou, na semana passada, junto à Secretaria de Saúde e de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de workshop sobre Saúde do Idoso e linhas de cuidado, promovido pelo Departamento Regional de Saúde (DRSX), junto à equipe de Gerontologia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e representantes da Secretara Estadual de Saúde.

”Tivemos este mês, outro evento promovido pela Drads – Diretoria Regional de Assistência Social, que trouxe as experiências dos municípios e informações do Selo de Longevidade que nos subsidiou a avançar nas ações para a população idosa e precisamos pensar no envelhecimento ativo desse público. Nós temos vários programas que seguem as diretrizes da Assistência Social e para avançar, dependemos de diversas políticas setoriais”, disse Euclidia Fioravante.

Participaram do evento, as secretárias municipais Euclidia Fioravante, da Smads, Maria Angélica Gonçalves da Silva, da Selam e representantes da Saúde, Santa Casa, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital dos Fornecedores de Cana e Unimed.