Prefeitura constrói Capela para o morador de rua

13 de maio de 2015

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), inaugurou na tarde de hoje (13), a Capela do Morador de Rua, no Cemitério da Vila Rezende. O projeto arquitetônico de João Chaddad, foi construído com estrutura adequada para atender a população no momento de oração e despedida.

Durante a benção ecumênica, com representação da igreja católica e da doutrina espírita, foram feitas reflexões sobre o ser humano enquanto templo. Participaram do evento o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o vice-prefeito João Chaddad, entre outros.

Além do espaço para as orações, a parte externa da capela dispõe de 60 lóculos (gavetas) para o sepultamento da população em situação de rua, atendida pelos serviços da assistência social, como o Centro Pop, Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos e Casa de Passagem. Anualmente os serviços registram cerca de 15 óbitos.

Para o prefeito Gabriel Ferrato, essa obra é uma homenagem à população de rua. “Devemos olhar para o outro como nosso semelhante, dar dignidade para a população, seja de rua ou não”, explica.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, múltiplos fatores, geralmente associados à perda de vínculos familiares, como o alcoolismo, o uso de drogas, a opção sexual e o desemprego podem levar as pessoas à situação de rua. “Mesmo nesta condição, eles ainda são sujeitos de direitos e merecem ser tratados com dignidade e respeito”, ressalta.

A construção que teve investimento de R$ 76 mil da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), visa dignificar as pessoas que fizeram das ruas, seu local de moradia e sobrevivência.

Os serviços ofertados à população de rua através da Semdes, visam resgatar a identidade, valorizar a autoestima e promover a reinserção social.