Prefeitura dá início à Operação Baixas Temperaturas

23 de maio de 2023

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), dá início à Operação Baixas Temperaturas (OBT), ação que intensifica o atendimento às pessoas em situação de rua, com o objetivo de minimizar impactos e riscos de hipotermia. As ações ocorrem de maio a setembro, e sempre quando houver baixas temperaturas, com sensação térmica igual ou inferior a 13ºC.

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) estão intensificando as abordagens diárias até às 20h, para atender, orientar, encaminhar para a rede socioassistencial e ofertar o acolhimento emergencial.

Conforme aceitação, as pessoas são encaminhadas para os serviços da Assistência Social, realizados em parceria com as organizações sociais, como, por exemplo, o Núcleo de Acolhimento Califórnia. Em casos de não aceitação, a equipe oferece cobertor.

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), considerado a porta de entrada para os serviços da rede, reforçará os encaminhamentos para as pernoites.

A população poderá solicitar o atendimento por meio dos telefones do Seas (19) 99446-4389 ou (19) 99446-5654, até às 20h, e pelo 153 após o horário.

A ação intersecretarial conta com a participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Saúde, Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Fundo Social de Solidariedade (Fussp), além do Comitê Pop Rua e organizações da sociedade civil.