Prefeitura e Conselho LGBTQIA+ promovem formação Garantia de Direitos Humanos e Diversidade

1 de agosto de 2023

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) participam no dia 04/08, das 8h30 às 12h, no teatro do Sesc Piracicaba, da formação LGBTQIAP+ Garantia de Direitos Humanos e Diversidade. A realização é do Conselho Municipal de Políticas Públicas para LGBT e do Centro de Apoio e Solidariedade à Vida (Casvi), em parceria com a Smads e Sesc Piracicaba.

De acordo com a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, a ação dá oportunidade para o município e serviços públicos evoluírem no atendimento à população. “Muitos profissionais não estão preparados para atender a essas identidades, por isso acreditamos que essa formação permitirá uma desconstrução cultural para a equidade social”, diz.

A formação oferecerá abordagens abrangentes sobre gênero e sexualidade e contará com um total de cinco encontros, entre os meses de agosto e dezembro, com palestras e intervenções artísticas. O objetivo é informar e qualificar profissionais de diversos setores da assistência social no atendimento às identidades de LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, +).

Anselmo Figueiredo, , coordenador geral do Casvi

Nossa proposta vai de encontro à redução de preconceitos e discriminação pela orientação sexual e ou identidade de gênero da população LGBTQIA+. Com o apoio do Sesc, Fórum Paulista LGBT e Smads, conseguimos reunir uma equipe de palestrantes bastante qualificada para dar subsídios às servidoras e servidores públicos sobre um melhor acolhimento e atendimento desta população, a partir de uma abordagem prática e direta sobre questões ligadas ao movimento LGBTQIA+”, explica Anselmo Figueiredo.

Gabriela Naomi, DJ, performer e drag queen do interior paulista

O primeiro encontro, no dia 04, abordará Diversidade Sexual Conceitos de Orientação Sexual e Identidade de Gênero, com Anselmo Figueiredo, coordenador geral do Casvi; membro do Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT da Alesp (Assembleia Legislativa do estado de São Paulo) e do Comitê Estadual de Saúde Integral da População LGBT da Secretaria de Estado da Saúde; integrante da Coordenação Executiva do Fórum Paulista LGBT e atual presidente do Conselho LGBT de Piracicaba, e intervenção artística de Gabriela Naomi, conhecida como Naomi X, DJ, performer e drag queen do interior paulista que apresentará breve performance cantada-interpretada de músicas, como Não recomendado Caio Prado; Brinquedo torto Pitty; Mulher – Linn da Quebrada e Mulher do Fim do Mundo de Elza Soares.

Na sequência, a formação ocorrerá no dia 01/09, com a temática Processo Transexualizador para pessoas trans, com Carol Iara, da Frente Parlamentar LGBTQIA+ da ALESP/ ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). No dia 06/10, será a vez de Marcos Valdir, do CRESS de São Paulo, com abordagem sobre o SUAS e a importância das Políticas Públicas para LGBTI; dia 10/11, o encontro discorrerá sobre a história do Movimento LGBTQIA+ no Brasil e no mundo e o Movimento de Travestis e Transexuais, com Anselmo Figueiredo e Fernanda de Moraes, executiva do Fórum Paulista LGBT.