Prefeitura participa da campanha estadual contra o abuso de drogas

25 de junho de 2021

Dia Internacional contra o Abuso de Drogas é amanhã, 26/06

A Prefeitura de Piracicaba participa, até 30/06, da campanha Prevenir – Um Ato de Amor, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial, da Secretaria de Saúde, e com a Câmara de Vereadores, por meio do Fórum Permanente de Saúde Mental e Combate à Dependência Química.

A campanha tem por objetivo informar às famílias sobre como combater e prevenir o uso de drogas,e é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (COED), com apoio das Diretorias de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads).
A proposta é divulgar dicas de como estabelecer uma relação próxima e manter conversas francas com as crianças e os adolescentes. “O fortalecimento dos vínculos familiares é um importante fator protetivo ao uso de drogas, este é o foco da campanha”, frisou Euclidia Fioravante, titular da Smads.

DEPENDÊNCIA – Segundo a terapeuta ocupacional e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial do município, Vandrea Novello, a dependência química é um transtorno biopsicossocial, ou seja, que reúne aspectos biológicos, psicológicos e sociais. O tratamento efetivo exige uma intervenção em rede.
O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) é o principal serviço que atende a essa demanda no município. A unidade visa os encaminhamentos e tratamento dos usuários, para sua reinserção familiar, social e comunitária.

DATA – Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Esta data foi criada para conscientizar a população global sobre a temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.
Atualmente o uso e abuso de álcool e outras drogas constituem um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos.