Prefeitura promove ações de combate ao trabalho infantil

8 de junho de 2016

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promove a partir do dia 09/6, ações de combate ao trabalho infantil. As ações já realizadas durante todo o ano terão ênfase este mês quando será lembrada o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho.

O objetivo é conscientizar toda a sociedade de que o trabalho infantil é proibido por lei e compromete o desenvolvimento da criança e do adolescente, além de ser um dos maiores motivos de evasão escolar.

As ações que contam com a parceria da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Adolescente Irregular – Competi estão programadas para os dias 09, 12, 14, 28, 29 e 30 de junho.

No dia 09/6, às 8h30 e às 13h30, crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (Case), percorrerão as ruas dos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jd. Itapuã, Jd. Oriente, Parque Orlanda, Parque dos Sabiás e Pacaembu em passeata para conscientização das comunidades sobre o trabalho infantil. Neste mesmo dia, haverá pedágio na entrada dos Terminais de Integração, com carro de som e a distribuição de materiais impressos.

No dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, as equipes de abordagem social percorrerão a Rua do Porto para a distribuição de materiais sobre o trabalho infantil, mitos e verdades do tema e a entrega de cataventos – símbolo da data -, para as crianças.

Dia 14/6, às 13h30, será realizado o III Seminário sobre o Trabalho Infantil, no anfiteatro da Secretaria de Educação, com apresentações culturais e palestra sobre o mundo do trabalho e suas consequências.

Dias 28, 29 e 30/6, às 14h, haverá exibição do documentário Vida Maria, depoimentos audiovisuais sobre trabalho infantil e roda de conversa com Marcos Hister, técnico de segurança no Cerest, no teatro do Sesc Piracicaba.

As ações preventivas de combate contribuem para o fortalecimento da garantia de direitos das crianças e adolescentes. O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento psicossocial das crianças, limita oportunidades futuras e compromete a sua vida presente com os impactos na saúde.

A programação contaria ainda com atividade no zoológico nesta quarta-feira (08/6), mas, devido ao mau tempo, a atividade foi cancelada.