Prefeitura promove Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, dia 23/06

21 de junho de 2022

Alessandra Tavares e João Aquino, palestrantes do Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) promove na quinta-feira, dia 23/06, a partir das 8h30, o Seminário Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, com o tema O Trabalho Infantil nas Ruas e os Desafios para a sua Erradicação, ministrado pelo sociólogo e cientista político João Jeronymo de Aquino Neto e Alessandra Tavares, cientista social, mestre e doutoranda em antropologia pela USP. Os interessados podem se inscrever no Portal do Sesc https://www.sescsp.org.br/programacao/o-trabalho-infantil-na-rua-desafios-para-sua-erradicacao/. As vagas são limitadas.

O evento contará com apresentações culturais do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), exibição de vídeos sobre o tema, rodas de conversa e oficina de Grafite para crianças e adolescentes, com a Casa do Hip Hop.

Abordaremos questões relacionadas ao trabalho com a rede e a forma de atuar em conjunto, utilização de recursos como artes visuais, audiovisual e literatura para se criar uma atmosfera de escuta qualificada, de diálogo e construção para erradicar o trabalho infantil”, explicou os palestrantes.

A ação que integra a programação de combate ao trabalho infantil visa fortalecer a rede de proteção social na prevenção e atendimento dos casos, no município. A Smads desenvolve programas e serviços que atuam desde a primeira infância, até a adolescência, com acompanhamento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em casos de prevenção e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), quando há situação de violação de direitos.

Piracicaba também trabalha com a proposta de estimular o desenvolvimento das famílias, oferecendo meios para a inclusão produtiva. “Acreditamos que a inclusão dos pais, mães ou responsáveis por crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, no mercado de trabalho, seja uma forma de garantir a renda financeira às famílias que se utilizam dessa violação de direitos para o sustento da casa. Os desafios são muitos, mas, além do trabalho com a prevenção e acompanhamento desses casos, essa é uma possibilidade de garantir às crianças, o seu desenvolvimento integral”, ressaltou Euclidia Fioravante, secretária da Smads.

FLUXO DE ATENDIMENTO – Os casos detectados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) são notificados aos Conselhos Tutelares e encaminhados para acompanhamento nos Creas. Essas famílias contam com vaga prioritária nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como o Gerações e o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) que trabalham a prevenção e garantem o acesso aos benefícios sociais.

As situações de trabalho infantil podem ser denunciadas pelos telefones do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) – (19) 99446-4389 / 99705-4663 / 99445-5654; disque 100 ou Conselhos Tutelares (19) 3421-8962 / 3422-9026.

AÇÕES PONTUAIS – No dia 30/6, às 10h, o Cras Mário Dedini, em parceria com a Secretaria de Educação, o Programa Criança Feliz e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realiza a Ação de Prevenção ao Trabalho Infantil, na área de lazer do Bosques do Lenheiro.

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura, por meio da Smads e parceiros da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente têm realizado ações voltadas ao combate do trabalho infantil, que incluem rodas de conversa, oficinas e capacitações para os técnicos da rede e público atingido pela violação de direitos. Já foram realizadas entrevistas na rádio Educativa FM, ações nas unidades dos Cras, Centros de Atendimento Socioeducativo (Case), entre outros serviços.