Prefeitura vai repassar R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para área da Assistência Social

30 de outubro de 2023
Representantes das OSCs beneficiadas com as emendas parlamentares e autoridades presentes durante anúncio

A Prefeitura de Piracicaba anunciou na manhã de hoje, segunda-feira, dia 30/10, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), o repasse de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para organizações da sociedade civil, provenientes do deputado federal Gilberto Nascimento, por meio de articulação do deputado estadual Hélio Zanatta. A cerimônia contou com a participação das organizações beneficiadas, do prefeito Luciano Almeida, do deputado Zanatta, da secretária da Smads, Euclidia Fioravante, de Adriano Camargo, da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads), e do vereador Zezinho Pereira.

O montante será distribuído a 15 organizações que receberão R$ 100 mil cada, para ser usado com custeio, como por exemplo, compra de equipamentos, materiais de consumo e outros. A emenda já está na conta da Prefeitura e será transferida, em parcela única, para as entidades escolhidas pelo gabinete do deputado Hélio Zanatta.

Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba durante anúncio de emendas parlamentares para organizações sociais

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, as emendas que tramitam de fundo a fundo, são frutos de projetos políticos feitos por partidos. “Nós somos apenas uma ferramenta para que os recursos cheguem às organizações que executam um ótimo trabalho na cidade”, disse.

As emendas serão repassadas à Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), Centro Regional de Registro e Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami), Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (Avistar), Associação de Pais e Alunos da Escola Passo a Passo, Fundação Jaime Pereira (Funjape), Associação Atlética Educando pelo Esporte, Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba (Auma), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Pastoral da Caridade, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba (Apaspi), Casa do Bom Menino, Associação de Assistência Social Betel (Lar Betel) e Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba.

Hélinho Zanatta fala sobre a iniciativa e a importância das OSCs em Piracicaba

Segundo o deputado Hélio Zanatta, o recurso só tem condição de ser aplicado nas organizações, devido à sensibilidade do prefeito de Piracicaba e da secretária da Smads. “A Prefeitura entendeu a importância de destinar esse recurso para as organizações, mas poderia ter sido destinada a outros órgãos. Essa verba é do governo federal e só foi possível devido à parceria que temos com o deputado federal Gilberto Nascimento, que disponibilizou o valor. Ele já está na conta do município e é um recurso livre que permitirá às entidades trabalharem naquilo que há necessidade”, ressaltou.

Euclidia Fioravante, secretária da Smads explica sobre o trabalho do executivo em parceria com as organizações sociais do município

Para a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, é importante entender o trabalho das organizações, uma vez que, como terceiro setor passaram a desenvolver alguns serviços que não seriam possíveis para o estado ou município desenvolver, devido à atuação dos serviços públicos, na gestão. “Só neste ano, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social, o FMAS, foram destinados R$ 35 milhões para as OSCs executarem, em parceria com a Smads, os serviços da Assistência Social, mas essas emendas são importantes para custeio e outras possibilidades que beneficiarão as próprias entidades”.

Todas as organizações beneficiadas executam serviços da Assistência Social, com atendimentos voltados a diversos públicos e faixas etárias; entre eles, Estação Idoso, Centro Dia do Idoso, Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Programa Habilitação e Reabilitação para pessoas com deficiências e suas famílias, Centros Dias para pessoas com deficiência, Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), Acolhimento Institucional, Casa de Passagem para pessoas em situação de rua.

Agradeço a iniciativa do deputado em benefício às OSCs do município. Acredito que os recursos serão bem aplicados, porque as entidades chegam aonde o estado não chega”, enfatizou Adriano Camargo, diretor da Drads.