Queda da temperatura antecipa início de Operação Inverno em Piracicaba para amanhã, 17/05

16 de maio de 2022

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), antecipou a Operação Inverno, ação que intensifica os serviços às pessoas em situação de rua. A operação, que geralmente ocorre entre os meses de junho e agosto, foi antecipada devido à previsão de baixas temperaturas e têm início a partir de amanhã, 17/05.

O objetivo é oferecer a essa população os serviços da rede socioassistencial para que não fiquem expostos aos riscos de hipotermia. A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) ampliará o atendimento até às 23h e, após este horário, contará com o apoio da Guarda Civil Municipal nos locais de concentração das pessoas em situação de rua, oferecendo abrigo emergencial.

As pessoas que aceitarem os serviços serão encaminhadas ao Centro Paralímpico e Núcleo de Acolhimento Califórnia. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas. Os atendidos permanecerão nos locais das 19h às 7h e receberão lanche, café da manhã e produtos de higiene pessoal.

Estamos ampliando as vagas de pernoite em locais apropriados e intensificando as ações de abordagem com apoio da Guarda Civil Municipal, a fim de atuar na proteção e necessidade das pessoas que fazem uso da rua, como espaço de moradia”, explica a secretária da Smads, Euclidia Fioravante.

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), considerado a porta de entrada para os serviços da rede reforçará os encaminhamentos para as vagas.

A população poderá solicitar o atendimento por meio dos telefones do Seas (19) 99446-4389, (19) 99446-5654 ou 153, Guarda Civil Municipal.

COMITÊ POP RUA – As ações da Operação Inverno foram planejadas no âmbito do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População de Rua, órgão colegiado de composição paritária entre governo e sociedade civil, que constrói, acompanha e avaliar a política municipal voltada a essa população.

A parceria resultou na elaboração de um Decreto Municipal que regulamenta a Operação Inverno no município de Piracicaba.