Quintal do Cras cria mais uma horta no Novo Horizonte

27 de outubro de 2021

Projeto da Smads utiliza esses espaços como instrumentos de fortalecimento comunitário

No sábado, 23/10, mais um espaço do bairro Novo Horizonte recebeu uma nova horta comunitária, desta vez na Escola Municipal Prof.ª Elisabeth Consolmagno Cruz. Famílias dos alunos do Ensino Fundamental e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) participaram da oficina de montagem da horta.

O projeto Quintal do Cras, iniciativa do Cras Novo Horizonte, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), pretende, entre outras ações, fomentar a montagem de hortas e o cuidado com a terra na região do Novo Horizonte, com vistas ao fortalecimento da autonomia das famílias.

O Quintal do Cras teve início no primeiro semestre deste ano, quando a equipe identificou, nas próprias famílias atendidas na unidade, vínculos fortes com a terra. A partir daí, optou-se por utilizar a terra como estratégia de mobilização e articulação.

Desde julho deste ano, o Cras Novo Horizonte firmou parceria com o projeto Corredor Caipira, que possibilitou todo o instrumental e conhecimento para construção das hortas. A assistente social Anelize Guastalli relata que o objetivo inicial é fortalecer os vínculos dos serviços públicos existentes na região com as famílias e, a partir daí, trabalhar o pertencimento, a identidade e a autonomia dessas famílias em relação às politicas públicas e aos cuidados com o território onde vivem, além de promover discussão e reflexão sobre meio ambiente, segurança e soberania alimentar, economia solidária e fortalecimento familiar e comunitário.

Após encontros de planejamento, mapeamento e preparação, a primeira oficina prática de horta aconteceu ainda em julho, no próprio Cras. Além disso, a equipe realizou, em parceria com o movimento Tô Aqui, uma oficina de mapeamento afetivo com integrantes da comunidade Pereirinha, que se desdobrou em ação de distribuição de mudas, ramas e sementes, e roda de conversa na comunidade, sobre cada uma das plantas.

Na parceria com a escola, a proposta, a partir da horta, é proporcionar diversas atividades educativas com os alunos. Juliana Possignolo, diretora da Escola Municipal Prof.ª Elisabeth Consolmagno Cruz, no bairro Novo Horizonte, explica que, desde o início do ano e retorno ao trabalho presencial, a parceria com o Cras tem sido um grande diferencial. “A horta atende tanto a demanda da escola quanto a do Cras. Na escola, vamos trabalhar as questões do meio ambiente, alimentação saudável e preservação da natureza”, contou.

Juliana conta que, durante a oficina do último sábado, os pais participantes resgataram memórias que têm da escola e do quanto ela mudou para melhor, também lembranças da infância relacionadas ao cuidado com a terra. Para as crianças, já tem sido momentos de alegria e compromisso com o cuidar. “O projeto está em sua fase inicial e já vemos resultados na construção de uma comunidade de aprendizagem e no fortalecimento dos vínculos”, reforça Juliana.

Pessoas atendidas pelo Cras que participaram das oficinas serão voluntários e auxiliarão na manutenção das hortas implementadas.

Oficina de horta no Cras Novo Horizonte.

Oficina de horta aconteceu sábado em escola municipal do Novo Horizonte.